CORONAVÍRUS

Prefeitura de Hulha Negra autoriza realização de cultos, missas e abertura de academias

Comércio também teve horário de funcionamento ampliado

Templos religiosos e academias podem funcionar desde que atendidas as restrições impostas pela Prefeitura Foto: Divulgação TP

Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Hulha Negra emitiu um novo decreto municipal com medidas relacionadas ao novo coronavírus com validade até o dia 30 de abril. O documento nº 2. 384/2020 autoriza a realização de missas e cultos religiosos, o retorno das atividades de academias e altera o horário de funcionamento do comércio.

Conforme o novo decreto assinado pelo prefeito Renato Machado, templos e cultos religiosos podem fazer celebrações desde que os responsáveis adotem medidas de higiene e segurança sanitárias estabelecidas para evitar aglomeração de pessoas e evitar uma possível transmissão do novo coronavírus. Desta forma, a quantidade de fieis é restrita a 25% da capacidade total de cadeiras – sendo evitada a participação de pessoas com mais de 60 anos ou portadora de comorbidades -, celebração de no máximo uma hora e posterior desinfecção do local. Também fica estabelecido o uso de máscaras no interior dos templos e igrejas, bem como a disponibilização de álcool gel 70%, a proibição de contato físico entre os fieis e com objetos ou imagens simbólicas. O documento também frisa a necessidade de cuidado redobrado com relação à hóstia ou celebração da Santa Ceia, sendo recomendada a utilização de máscara.

Já para as academias é permitida a capacidade de 25% do total de pessoas conforme indicação do plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), distanciamento mínimo de dois metros, disponibilização de álcool gel 70%, duração máxima de uma hora aula com intervalo de 10 minutos entre as turmas e desinfecção do local. O documento também orienta para o uso de lenços descartáveis pelos alunos, o não compartilhamento de toalhas e outros objetos de contato.

O Executivo recomenda, ainda, a disponibilidade de fácil acesso a pias com água corrente, sabonete líquido, toalhas descartáveis, lixeiras com tampa acionada por pedal e a não utilização de toalhas de tecido.

O prefeito deixou claro que, “se os casos (de Coronavírus) aparecerem, seremos obrigados a restringir (funcionamento destes segmentos). Não queremos isso. A situação ainda não está sob controle. É grave, devemos estar vigilantes, estamos trabalhando por uma Hulha Negra produtiva e com saúde”, advertiu.

Por fim, flexibilizando mais os horários de atendimentos dos comércios e serviços não essenciais e atendendo aos anseios da comunidade, o novo decreto estabelece o funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 12h e das 14h às 18h.

Comentários do Facebook