ABAIXO-ASSINADO

Prefeitura e Procon de Candiota se mobilizam para garantir melhora nos serviços de telefonia

Na cidade e no interior os problemas são constantes

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Na foto, o prefeito Adriano assina o abaixo-assinado junto ao coordenador do Procon de Candiota Foto: J. André TP

Até o próximo sábado (22), diante do expressivo número de reclamações pelos serviços de telefonia e internet das operadoras Vivo e Oi em Candiota, as equipes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) estarão nas ruas recolhendo assinaturas para efetivar a reclamação para as empresas.

De acordo com o prefeito Adriano dos Santos, a situação se agravou muito no último ano, fator que tem gerado problemas para a comunidade que encontra-se sem comunicação tanto na área urbana quanto rural. “É uma iniciativa do município de Candiota com o Procon para solucionar essa questão que para nós está tão problemática e vem se agravando. Hoje boa parte das ligações não completam e quando completam elas são cortadas – e isso é geral, em todos os celulares”. Segundo o gestor, a resposta das empresas é que não há registros de reclamações dos candiotenses.

Para o coordenador do Procon de Candiota, José Antônio de Souza Vitor, além do órgão contatar as empresas Vivo e Oi, ainda se viu necessário um abaixo-assinado para que as pessoas pudessem demonstrar a inconformidade com o serviço prestado. “Trata-se de um problema gravíssimo em tempos de tanta tecnologia disponível. Com todo o aparato que se tem, é incrível como numa cidade como Candiota – com altos investimentos em obras que têm reflexos no Brasil inteiro – nós estamos caminhando em termos de telefonia. Quer dizer, se paga pelo serviço, mas não recebe o sinal”.

Em conversa com o TP, apesar de ser um trabalho demorado, o profissional destacou que tanto os órgãos públicos quando o comércio local está engajado na busca de assinaturas para fazer o registro. “As reclamações são feitas com razão, isso tem criado transtorno tanto para a pessoa física quanto para a pessoa jurídica. Nós consideramos que o consumidor está sendo lesado quando se paga a empresa para ter um sinal de qualidade e ele falha constantemente, muitas vezes te impossibilitando de acessar a internet, manter contato com outras pessoas e receber pagamentos com cartões”, explicou.

MOBILIZAÇÃO – De acordo com José Vitor, tanto os órgãos públicos quanto o comércio local tem participado da coleta de assinaturas. Para os últimos dias da ação, aproveitando os festejos farroupilhas, as equipes levarão o abaixo-assinado até os piquetes e também estarão recolhendo assinaturas durante o desfile.

OUTRAS AÇÕES – Logo após o prazo encerrado para o abaixo-assinado, o setor jurídico do município começa a trabalhar com outras ações para garantir que sejam feitas as melhorias de telefonia e internet em Candiota. “Será montando um processo contra essas empresas no sentido de melhorar o sinal – seja através da instalação de uma nova torre ou de um fornecimento mais efetivo que garanta ao usuário um serviço de qualidade”, destacou José Vitor. Segundo o coordenador do Procon, serão tomadas todas as providências possíveis desde a intimação das empresas até procedimentos administrativos.

O PROCON – Para o coordenador, é importante que a população entenda que procurar o órgão é um direito do consumidor. “O nosso Procon de Candiota é parceiro do Procon Estadual. Nós temos linha direto com operadoras e grandes empresas e isso quer dizer que somos um facilitador para representar o cidadão diante da má qualidade dos serviços prestados. É fundamental haver essa conscientização para que cada vez mais as pessoas nos procurem para que possamos encontrar soluções de forma mais rápida”. Em Candiota, o Procon está localizado na Avenida Luiz Chirivino, nº 155, junto ao SINE. Mais informações: (53) 3245-8081.

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