ANÁLISE

Presidente de Associação Brasileira diz que momento é de otimismo e retomada da ovinocultura

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Presidente da Arco, Edemundo Ferreira Gressler Foto: Lorena Riambau/Especial TP

Por falar em Feovelha, o evento mais tradicional de Pinheiro Machado, a reportagem conversou com o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Ferreira Gressler, para comentar sobre o atual momento do setor.

Entre um bate-papo e outro com produtores, o que se ouve é que a ovinocultura está em uma conjuntura bastante favorável. A mesma afirmação também foi feita para a reportagem do TP pelo médico veterinário que está à frente da entidade desde março de 2019. “A ovinocultura está tendo uma liquidez extraordinária. Isso significa que há venda de praticamente 100% do que é ofertado”, comenta, levando em consideração as feiras desse verão.

Segundo Edemundo, embora o Rio Grande do Sul tenha tido uma diminuição do rebanho, o ponto positivo é que está havendo uma busca incessante principalmente por ventres – o que significa a sinalização de uma retomada. “Quando se observa que existe uma busca muito forte por ventres, quer dizer que o produtor também está preocupado em reproduzir cordeiros e isso é um sinal bastante importante. É por isso que a Arco fala que o momento é de otimismo, principalmente nessa questão dos remates, das vendas, da procura por ventres e a liquidez toda que a ovelha está proporcionando com valores significativos e com o mercado da carne indo muito bem, obrigado”, disse.

Conforme destaca, a ovinocultura está passando por um processo extremamente bom de retomada e a sensação é de que a ovelha é muito rendável. Os números em comercialização comprovam e a Feovelha tem tudo para fazer parte disso. “Na exposição de Bagé, por exemplo, pela primeira vez estiveram dois mil animais e venderam todos, foi um espetáculo. Também houve um aquecimento extraordinário agora para a Feovelha. Dentro desses últimos quatro anos com certeza essa edição vai ser recordista em comercialização”, afirmou.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, a sensação é de pleno entusiasmo com algo que está consolidado. “Os números estão aí mostrando a busca por ovelhas, o mercado realmente em alta e precisamos destacar essa retomada do setor”, disse. Conforme frisou Edemundo, a ovinocultura é algo saudável, produtivo e muito rendável. “Além disso tudo que citei, ela tem uma consequência social muito grande: mantém o Joãozinho na propriedade, a dona Maria fazendo o artesanato porque entende da lã e envolve a família inteira lá no campo. Tudo isso é extremamente estimulante, o cenário é promissor e é por isso que continuamos trabalhando”, finalizou.

Comentários do Facebook