GERADOR DA UTE PAMPA SUL

PRF faz escolta do maior peso combinado já realizado nas rodovias federais brasileiras

Comboio chegou na Vila João Emílio, em Candiota, por volta das 13h, desta terça-feira (14)

Peso combinado é considerado o maior já realizado nas rodovias federais brasileiras em toda a história

Peso combinado é considerado o maior já realizado nas rodovias federais brasileiras em toda a história Foto: Fabiano Goia/Especial TP

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está realizando desde a manhã deste domingo (12), uma escolta histórica ao longo da BR-293, desde o Porto de Pelotas até Candiota. Segundo a PRF, a operação de transporte do gerador da Usina Termelétrica Pampa Sul (que está sendo construída em Candiota), corresponde ao maior peso bruto total combinado já movimentado na história das rodovias federais brasileiras. Ao todo, incluindo o gerador, que pesa 361 toneladas, as vigas que o sustentam e o caminhões envolvidos, totalizam nada menos que 847 toneladas.

Para a realização da operação, foi necessária a utilização de equipamento que distribuisse o peso sem danificar a rodovia ou pontes ao longo do trajeto. Assim, está sendo utilizado um veiculo especial que deixou o conjunto com 125 metros de comprimento, 5,80 metros de largura e 5,50 metros de altura, ocupando parte da rodovia que foi sendo controlada pela PRF.

Além disso, estão sendo utilizados quatro caminhões-tratores fora de estrada para que se tenha capacidade suficiente para tracionar a composição. A previsão da velocidade de deslocamento é de 10 km/h.

A carga saiu de Pelotas com destino à Candiota, às 6h da manhã deste domingo (12).

NA SERRA DO VELEDA – Conforme planejado, o deslocamento foi interrompido em Pinheiro Machado no fim da tarde deste domingo. O comboio rodou na manhã desta segunda-feira (13), contudo, por precaução precisou parar no alto da Serra dos Veleda, para uma manutenção. Na manhã desta terça-feira (14), o transporte foi reiniciado e chegou ao destino por volta das 13h.

ESCOLTA – A escolta foi planejada a partir da análise das estruturas viárias ao longo do caminho, como pontes, viadutos, rotatórias e através de estudos técnicos que possibilitassem a passagem da composição sem o comprometimento dessas estruturas, sendo considerada uma mega-operação pelos envolvidos. Duas viaturas da PRF realizaram a operação, além de policiais especializados na fiscalização de cargas indivisíveis, que realizaram as intervenções necessárias, visando a garantia da segurança viária, bem como estruturais.

ATÉ A USINA – O comboio está na entrada do bairro João Emílio. Segundo os especialistas, ali terá que ser montada uma nova operação para o deslocamento do gerador até o canteiro de obras, distante cerca de 8km em estrada de chão e mais estreita. Através de comunicado, a UTE Pampa Sul está indicando redobrada prudência na região da João Emílio, sendo que não há a interrupção do trânsito no local.

Reforço em algumas pontes foi necessário

Reforço em algumas pontes foi necessário Foto: PRF/Especial TP

 

Conjunto pesa quase 900 toneladas

Conjunto pesa quase 900 toneladas Foto: Roberto Witter/Especial TP

 

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