NOVOS GESTORES

Primeira semana do ano inicia com mudança de secretários em Hulha Negra

Prefeito e vice nas Pastas visa redução de gastos para os cofres públicos durante um período

Prefeito Renato Machado assumiu a Secretaria de Obras

Prefeito Renato Machado assumiu a Secretaria de Obras Foto: Silvana Antunes TP

O segundo ano de gestão do mandato 2017/2020, do prefeito Carlos Renato Machado, de Hulha Negra, iniciou com alterações dos gestores de duas importantes Secretarias Municipais, Saúde e de Obras e Serviços Públicos.

A principal mudança ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde, após o então secretário, o pastor Volney Jorge deixar o cargo passados doze meses de gestão. Em entrevista ao TP, o pastor, liderança da igreja Família de Deus, ressaltou que a sua saída já estava prevista. “Assumi o cargo a pedido do prefeito para auxiliar durante alguns meses, mas solicitei a saída do cargo para poder me dedicar mais as questões da igreja”, afirma o pastor.

De forma provisória, assumiu a Pasta o vice-prefeito do município, Marco Igor Ballejo Canto, que respondia anteriormente pela Secretaria de Obras, além de ter acompanhado no início de governo as Secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Assistência Social.

Pastor ressaltou a pretensão, já há alguns meses, de deixar o cargo

Pastor Volney Jorge Foto: Arquivo TP

De acordo com o prefeito Renato Machado, após a solicitação de destituição do secretário Volney Jorge, juntamente com o vice-prefeito ficou decidido que seria dada continuidade a um objetivo de governo firmado entre prefeito e vice, o de acompanhar pessoalmente as secretarias e determinar como seria o funcionamento. “Estamos organizando do nosso jeito, por isso foi oportuno que o Igor assumisse. Pretendemos que os serviços beneficiem cada vez mais a comunidade, tudo dentro da legalidade”, diz o prefeito.

Machado também aproveitou para comunicar ter assumido a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Ele afirmou ao TP ter tomado essa decisão em razão de dois fatores principais, férias de funcionários e economia. “O Igor deixou a Secretaria muito organizada e com uma equipe estruturada dentro das condições possíveis em 2017. Agora, é somente dar continuidade ao trabalho que estava sendo feito, com enfoque principal para a manutenção de estradas e pontes”, expõe.

Igor Canto está a frente da Secretaria de Saúde

Igor Canto está a frente da Secretaria de Saúde Foto: Silvana Antunes TP

SAÚDE 2018 – Especificamente com relação à Saúde, o novo secretário de Saúde, Igor Canto, destacou que a primeira medida a frente da Pasta está sendo analisar a estrutura da Secretaria de forma geral para que seja possível fazer as definições necessárias para melhorar as questões relativas à saúde.

Segundo Canto, já na primeira semana começaram vistorias nos veículos para a realização dos reparos necessários. “Principalmente os veículos que realizam as viagens para transporte de pacientes precisam estar em perfeitas condições. Os carros rodam muito, em 2017 foram mais de 700 viagens a capital”, expressou o secretário, ressaltando ainda, a continuidade de reformas nos Postos de Saúde do interior e a informatização do sistema, fato que deverá gerar agilidade nos relatórios de atendimentos e possibilidade de aquisição de verbas federais.

Acompanhado pela chefe do Setor de Enfermagem Carla Ruiz, Canto já adiantou outro ponto positivo, a realização de importantes campanhas preventivas em 2018. “Algumas campanhas e outros serviços não estavam previstos no orçamento de 2017 e não puderam ser realizados, mas os valores necessários já foram inclusos no orçamento de 2018 e campanhas como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, assim como preventiva da AIDS já estão confirmadas”, conclui o secretário.

Comentários do Facebook