RURAL

Produtores de Hulha Negra participaram da 41ª Expointer

Município esteve representado na área de artesanato e de animais, com ovinos e bovinos de leite

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Secretário Luis Fernando visitou o estande da Pillar Artesanato

Secretário Luis Fernando visitou o estande da Pillar Artesanato Foto: Divulgação TP

Assim como muni­cípios de todas as regiões do estado, Hulha Negra também esteve representada na 41ª Expoin­ter, que se encerrou no últi­mo domingo (2), no Parque Assis Brasil, em Esteio.

Representando o município, estiveram pelo menos quatro produtores, sendo um da área de arte­sanato, a Pillar Artesanato, de propriedade de Manoel João Martins Domingues, localizada na Trigolândia, e os demais de animais. Com a raça de ovinos Texel, esteve a Cabanha Dom Amado, do engenheiro agrônomo Julia­no Kalil Gonçalves e com a de bovinos de leite – Jersey, a Cabanha do Angico, de Manoel Acylo Azambuja e a Cabanha Los Alamos.

Em entrevista ao TP, o expositor da Pillar Artesanato, Manoel Domin­gues, ao ser questionado a avaliar os resultados da par­ticipação na feira em 2018, ressaltou ter sido muito me­lhor que em 2017. “O clima ajudou e quase dobramos as vendas”, afirmou o artesão.

O expositor ofertou na Exposição Internacional de Animais, no pavilhão da Agricultura Familiar, vestuários com a utilização de lã de ovelha, tais como blusões, casacos e ponchos. “Trabalhamos há dez anos com peças em lã, pensamos em sair do rústico e fazer peças modernas, de acordo com a tendência da moda”, relatou Manoel.

Representando o setor de animais, o engenhei­ro agrônomo Juliano Kalil, da Cabanha Dom Amado, localizada no Corredor dos Brasil, distante cerca de 3 km da Trigolândia, relatou ao TP que apesar dos resul­tados não terem sido iguais aos de 2017 a feira foi muito boa. “Participo pelo quarto ano consecutivo e muita gente participou se fez pre­sente. Conseguimos uma colocação com o 3º Melhor Macho da raça Texel, com o ‘Amado 238’ e estou sa­tisfeito”, ponderou.

Cabanha Dom Amaro também recebeu a visita do secretário de Hulha Negra

Cabanha Dom Amaro também recebeu a visita do secretário de Hulha Negra Foto: Divulgação TP

O produtor também mostrou satisfação porque dois animais que eram de sua criação em 2017 foram premiados, o ‘Amado 181’ – que conquistou o título de Reservado Grande Campeão do 2º Melhor Macho – e a cria do ‘Amado 101’, que foi Grande Campeã Fêmea.

A Prefeitura de Hulha Negra, através da Se­cretaria de Agropecuária tem procurado incentivar a pro­dução local, a expansão dos negócios e a participação em feiras. Desta forma, há um incentivo financeiro de 50% do valor cobrado pelo frete dos animais, ofertado mediante apresentação de documentações diretamente na Pasta. “Os produtores levam o nome do nosso município e sabemos como é difícil se manter em uma exposição, há muitos custos, inclusive com os animais ex­postos, por isso esse aporte da Prefeitura”, explica Lima.

O TP não conse­guiu contato até o fecha­mento desta edição com os demais participantes de Hulha Negra.

CONHECIMENTO PARA A 42ª EXPOINTER

Um grupo de 45 pessoas de Hulha Negra visitou a exposição na última semana de evento. Além do secretário de Agropecuária, Luis Fernando de Lima, participaram o médico veterinário e fiscal do SIM, Marcus Roberto Mielke Leitzke, pelo Meio Ambiente, Hector Bastide e o chefe da Emater Guilherme Zorzi, que acompanharam produtores e representantes das agroindústrias Pampalac e Tia Zane.

De acordo com o secretário Luis Fer­nando, a excussão teve por finalidade a busca de novos conhecimentos em maquinários e tecno­logias, bem como conhecer a dimensão de uma feira como a Expointer, mas principalmente que não é impossível a participação do produtor familiar. “Nossos produtores ficaram animados com o que viram e já estão empolgados em par­ticipar do próximo ano. Exemplo disso é a Tia Zane, que já praticamente garantiu se preparar para 2019. Ir até a feira é um momento para o produtor ver de perto como funciona e que é possível participar.

Ainda segundo Lima, já há progra­mações para participação da Expoagro Afu­bra, em Rio Pardo, em 2019 e na Fenadoce, em Pelotas.

Comentários do Facebook