SAÚDE

Profissionais da Unimed e cônjuges testam positivo para a Covid-19

Secretário de Saúde de Bagé reforça que positivados não correm risco de contaminar a população

Prefeito e secretário de Saúde explicaram sobre os casos Foto: Reprodução Em Pauta/especial TP

Em transmissão ao vivo realizada no início da tarde desta quarta-feira (27), o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, e o secretário de Saúde do município, Mário Mena Kalil, se pronunciaram sobre os casos de testes rápidos realizados pela Unimed em seus cooperados, com pelo menos cinco casos positivos de Covid-19.

A informação é do veículo Em Pauta, que inclusive divulgou a informação em primeira mão na terça-feira (26). Segundo o veículo, ao todo, 19 profissionais e seus cônjuges, submetidos aos testes rápidos, tiveram resultados positivos.
Mário Mena iniciou seu pronunciamento relatando que mais 400 testes rápidos da segunda etapa da pesquisa, realizada em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), foram realizados. Desta vez, nenhum deu positivo. Ou seja, dos 800 testes já realizados até agora, apenas um deu positivo. Além da pesquisa, outros 1.347 testes rápidos foram realizados, somando todos os testes, seis deram resultado positivo. Outros 283 exames PCR – que vai para análise no Laboratório Central do Estado, em Porto Alegre, foram realizados até o momento. “Estamos acompanhando alguns laboratórios  que estão fazendo exames, com notificação compulsória, e estamos agindo rapidamente naquele que, porventura, venham dar positivo, para determinar se é caso novo”, afirmou.
O secretário confirmou que na terça-feira (26) foi registrado um novo caso. “Este caso será computado, a família toda da pessoa foi testada e deu negativo”, ressaltou Mário Mena, sem entrar em detalhes do perfil do contaminado.
Sobre os testes da Unimed, Mário Mena confirmou que foram 19 testes rápidos positivados – nos profissionais de saúde e seus cônjuges. O secretário, entretanto, ressalta que tratam-se de testes que são relativos ao primeiro surto da doença – quando apareceram vários casos de Covid-19. “Novos casos são dois, um do caminhoneiro, que já informamos, e outro, a de ontem”, assinalou.
O secretário ressalta ainda, a importância de manter os cuidados de higiene e atendimentos aos protocolos de segurança em saúde, como lavar as mãos, utilizar álcool gel e, principalmente, o uso de máscaras de proteção. “Manter essas determinações que estão no Decreto foi que nos possibilitou manter essa situação que está sob controle”, pondera Mário Mena. “Esse vírus é traiçoeiro e não podemos baixar a guarda”, complementou.
Divaldo ressaltou, entretanto, que a situação está sob controle, pois o monitoramento segue. “A conversa de hoje (live) é para mostrar as ações que o governo está tomando, mas também que o governo acompanha as ações paralelas, como essa da Unimed”, ressaltou o prefeito.

GRIPE – Durante a transmissão, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, e o secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, falaram também a respeito do número de leitos hospitalares destinados a internações por aspectos gripais. Conforme o secretário, sete pessoas estão internadas na Santa Casa, na parte clínica, e dois na UTI. Segundo Mário Mena, todos foram testados, mas os resultados ainda não vieram. “Quando chegarem, estaremos divulgando” afirmou o secretário. Mário Mena acredita que com a chegada do frio à região ocorreu o aumento da utilização de leitos, dentro de um padrão de normalidade para esta época do ano.

Comentários do Facebook