ASSISTÊNCIA SOCIAL

Projeto “Conectados” oferece aulas de canto e instrumentos musicais para crianças e adolescentes em Candiota

21 crianças e adolescentes do bairro João Emílio serão beneficiadas Foto: Divulgação TP

Teve início no mês de setembro, no bairro João Emílio, em Candiota, a apresentação do “Projeto Conectados”, promovido pela Secretaria de Assistência e Inclusão Social, através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica). O ginásio da escola Neli Betemps foi palco do lançamento, que contou com a ajuda da Vigilância Sanitária na organização quanto ao distanciamento – visando manter os cuidados para evitar a disseminação do novo coronavírus. A iniciativa proporcionará aulas de violão, guitarra, contrabaixo, percussão e canto para crianças de 7 a 18 anos do bairro.

Conforme contaram os idealizadores, o projeto surgiu diante dos desafios da pandemia, onde viu-se uma necessidade de pensar no público infantil, que está vivendo assolado e muitas vezes sofrendo com as consequências geradas por fatores que vão além desse distanciamento social.

De início, a ação está prevista para ter cinco meses de duração e beneficiará 21 alunos do bairro João Emílio, sob coordenação de Adilson Lucena e dos professores instrumentais, Ray Nick Sols e Ederson Reis – que dividirão os alunos em três turnos com uma hora aula para cada grupo formado. As aulas serão realizadas na Associação de Moradores do bairro João Emílio (AMJE), com aulas presenciais todas as terças-feiras e aulas on-line às quintas.

O projeto foi lançado recentemente e terá duração de pelo menos 5 meses Foto: Divulgação TP

Para a presidente do Comdica, Marta Martins, o Conectados foi pensado com intuito de utilizar a música para ampliar os conhecimentos culturais. Na oportunidade, ela citou a ideia de ampliar o projeto a outras localidades no próximo ano. “Usar a música para ampliar e adequar o conhecimento cultural e pedagógico foi um meio encontrado para levar apoio e segurança neste momento de pandemia. As crianças e adolescentes necessitam de uma atenção especial, principalmente agora em isolamento”, enfatiza.

A psicóloga responsável pelo projeto, Luana Ferreira, se fez presente no ato de lançamento, e fará o acompanhamento dos alunos. Também estiveram presentes a coordenadora do Conselho Tutelar, Rafaela Paródis, e a conselheira Vera Beatriz Olave, que falaram sobre direitos e deveres firmadosno Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A cerimônia contou ainda com uma palestra sobre prevenção à Covid-19 com o coordenador da Vigilância em

Saúde do Trabalhador de Candiota e técnico em enfermagem que atua no Comitê de Operações Emergenciais (COE), Rubesmar Correa. O evento teve acompanhamento da Vigilância Sanitária, através do coordenador Luiz Artur Duarte.

Comentários do Facebook