MARCO ZERO

Promover Pinheiro Machado realiza evento inspirado na história dos Reis Magos

Evento denominado Terno de Reis será em frente ao antigo Hotel da Luz no próximo dia 6 de janeiro

Hotel da Luz é o Marco Zero do projeto Promover Pinheiro Machado

Hotel da Luz é o Marco Zero do projeto Promover Pinheiro Machado Foto: Arquivo TP

O projeto Promover Pinheiro Machado, que busca essencialmente resgatar a autoestima da comunidade em sua história, riqueza cultural e arquitetônica, realiza mais um grande evento dentro de seu objetivo.

Denominado Terno de Reis, o evento será realizado justamente no Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro e quando oficialmente se encerram as comemorações natalinas. A programação se desenvolverá toda em frente ao antigo Hotel da Luz, no centro da cidade, que é o lugar escolhido pelo projeto como Marco Zero de ações dentro do sentido principal da proposta.

OBJETIVO – Conforme os organizadores, o objetivo da ação é ilustrar e representar o Natal Gaúcho, valorizando a cultura local, através da encenação do presépio vivo e atrações com talentos da terra e convidados, proporcionando um espetáculo ao povo pinheirense.

Também, o evento objetiva a mobilização da comunidade em torno da ideia de restaurar o Marco Zero e dar seguimento aos demais propósitos do Promover Pinheiro Machado.

Cartaz do evento

Cartaz do evento

TERNO DE REIS – O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia do nascimento de Jesus Cristo, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes, e chegam a Belém no dia 6 de janeiro.

Adaptado aos folguedos lusitanos, o Terno de Reis canta e conta a história durante o mês de dezembro até o Dia de Reis. Na tradição portuguesa, os grupos formados por cantores e instrumentistas percorrem as casas do início da noite ao amanhecer. A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar.

No segundo ato, louvam o Menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular, quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado.

Diferente um pouco da tradição lusitana, em Pinheiro Machado, a apresentação do Terno de Reis acontecerá em apenas um local, sendo que as famílias e o público em geral virão até a encenação.

Entre as atrações haverá presépio vivo, Terno de Reis (representado por um grupo especializado de São Lourenço do Sul), Fábrica de Gaiteiros e apresentação de Talentos da Terra.

Segundo os organizadores, as ruas do entorno serão fechadas no dia do evento.

Comentários do Facebook