RELIGIÃO

Rainha do Mar é homenageada pelos umbandistas em Piratini

Participação de Centros de Umbandas de outras cidades chamou a atenção

Participação de Centros de Umbandas de outras cidades chamou a atenção Foto: Maurício Goulart/Especial TP

O Balneário Municipal recebeu muitas pessoas na última sexta-feira (2) para celebrar o dia de Iemanjá, na religião Umbandista ou Nossa Senhora dos Navegantes, para os católicos. No espaço Afro – Umbandista Lindor D’Avila Farias, admiradores e umbandistas festejaram o dia da Rainha dos Mares, pediram benções e fizeram preces a Orixá. Como já é tradição na Primeira Capital Farroupilha, o dia 2 de fevereiro está listado como feriado municipal e por isso, o camping do Balneário Municipal, recebeu muitas pessoas, inclusive de outras cidades que vieram para prestigiar os festejos.

Na noite de quinta-feira (1º), uma procissão saiu da frente ao Estádio Nei Fabião Valente, do Clube Guarany e percorreu os principais pontos da cidade. A procissão com a imagem de Iemanjá acompanhada da comunidade, seguiu em direção ao Balneário Municipal, ao som dos tambores e cânticos à orixá. Ainda durante a noite, os trabalhos começaram no Espaço Afro-Umbandista Lindor D’Avila Farias, onde está a imagem de Iemanjá de frente para as águas do Rio Piratini. No espaço, centros de umbanda da cidade, bem como de outros municípios abriram os trabalhos, forma popularmente chamada.

O evento, que é realizado pela Associação dos Filhos de Iemanjá de Piratini, por mais uma vez pode ser considerada um sucess,o visto a boa presença da comunidade, bem como de pessoas de outros municípios vizinhos que foram de excursão prestigiar o evento.

Em seu perfil no Facebook, o presidente da Associação dos Filhos de Iemanjá, agradeceu a presença de todos os Centros de Umbandas, casas de religião, comércio local e Prefeitura Municipal pelo apoio. “Foi com a colaboração de todos que a festa de Iemanjá foi um sucesso. A todos muito obrigado”, aponta.

Outros eventos também acontecem no Espaço Afro-Umbandista Lindor D’Avila, no Balneário Municipal, como é o caso da festa de Oxum e também os festejos a Ogum.

Últimos trabalhos e oferendas foram realizados próximo a água, abaixo da tradicional ponte do Balneário Municipal

Últimos trabalhos e oferendas foram realizados próximo a água, abaixo da tradicional ponte do Balneário Municipal Foto: Maurício Goulart/Especial TP

Comentários do Facebook