ABASTECIMENTO

Redes de água beneficiam 450 famílias rurais em Candiota, Hulha Negra e Aceguá

Na última semana, secretário de Estado esteve visitando a região

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Secretário Minetto se reuniu com lideranças no assentamento Santa Marta

Secretário Minetto se reuniu com lideranças no assentamento Santa Marta Foto: Itamar Pelizzaro/Especial TP

A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) acompanhou na última semana a entrega do espaço da feira da agricultura familiar em Aceguá e do sistema de abastecimento de água que envolveram a implantação de 140 quilômetros de redes, beneficiando 450 famílias de assentamentos da reforma agrária e comunidades rurais nos municípios de Aceguá, Candiota e Hulha Negra. O secretário da SDR, Tarcisio Minetto, visitou a região entre quarta e quinta-feira (18 e 19).

Em Aceguá, o espaço de comercialização da agricultura familiar foi viabilizado por votação da Consulta Popular de 2016. O prefeito de Aceguá, Gerhard Martens, informou que o local será destinado à venda de produtos de agroindústrias e hortigranjeiros.

Já em Candiota, o secretário Minetto teve encontro em reunião reunião/almoço no CTG Luiz Chirivino, com prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), presidido pelo prefeito de Candiota, Adriano dos Santos (PT). Estavam presentes, além de Adriano, os prefeitos de Pedras Altas, Bebeto Perdomo; de Piratini, Vitão Gonçalves; de Pinheiro Machado, Zé Antônio, e de Aceguá, Gerhard Martens. O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, esteve representado pelo secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Luís Fernando de Lima.

Na sequência, Minetto, o prefeito Adriano e demais convidados seguiram para o assentamento Santa Marta, onde foi realizada uma reunião com agricultores de diferentes assentamentos, para debater questões sobre o abastecimento de água na região.

As redes de abastecimento entregues foram viabilizadas por meio de convênio entre a SDR e o Ministério da Integração Nacional, com aplicação de R$ 2,5 milhões. No Rio Grande do Sul, o programa é uma das ações da SDR, coordenada e operacionalizada pelo Departamento de Desenvolvimento Agrário (DDA), com o apoio do Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra) e do Incra/RS. As tecnologias apoiadas são sistemas de abastecimento simplificado e coletivos de abastecimento de água, conforme a necessidade de cada localidade.

A meta do programa no Estado é a implantação de 74 sistemas coletivos de abastecimento e de 54 sistemas de abastecimento simplificado, beneficiando 5,5 mil famílias. O investimento total do convênio é de R$ 40 milhões. O público beneficiado é formado por assentados da reforma agrária, aldeias indígenas, comunidades quilombolas e comunidades de agricultores familiares.

Comentários do Facebook