ARTESANATO

Região de Bagé realiza fase regional do 1º Concurso virtual de Artesanato em Lã Ovina

Realizada na tarde da última quinta-feira (27), a fase regional do 1º Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina na região de Bagé totalizou 27 artesãos participantes, representando 12 municípios, com 52 peças inéditas, inscritas entre as modalidades acessório, manta, xergão, casaco, blusão, poncho, colete, peças em geral, destaque jovem artesão rural e destaque inovação.

O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), teve a presença do gerente regional Ronaldo Perske, e da assistente técnica regional Jacqueline Bragança.

Respeitando o protocolo de distanciamento social, o concurso ocorreu através do aplicativo de celular WhatsApp. O grupo, criado na intenção de avaliar as peças, contou com a comissão julgadora, composta pelo gerente regional de Bagé, Eloí Pozzer, a guia de turismo da agência de turismo Corticeiras Tour de Santana do Livramento, Vera Reis, e o extensionista rural de Arroio Grande, Fábio Machado Ribeiro.

Segundo Jacqueline, o sucesso do evento veio pela dedicação das extensionistas rurais na organização do evento. Ela explica que a escolha de jurados qualificados contribuiu para a boa qualidade na realização do concurso e na classificação das peças para a fase estadual, que ocorrerá dia 20 de novembro.

“Essa motivação toda, que é o nosso trabalho de extensão junto a esses artesãos, que são agricultores, é um conjunto de valorização, e ter essa metodologia para trabalhar, dentro do aspecto do artesanato, eu vejo que ele provoca as pessoas a buscarem mais inovação, a produzir mais, a se estimular mais, a continuar buscando e fazendo coisas diferentes e buscando também saberes diferentes”, avalia a extensionista rural do Escritório Municipal de São Borja, Andréa Balbueno.

Confira a classificação para a etapa estadual nas seguintes modalidades:

acessório: Andressa Soares (Lavras do Sul); manta: Nilva Schwert (Candiota); xergão: Raissa Rodrigues (Lavras do Sul); poncho: Terezinha Marques (Lavras do Sul); colete: Manuel Domingues (Hulha Negra); blusão: Nilva Schwert (Candiota); casaco: Manuel Domingues (Hulha Negra); peças em geral: Dirce Chaves (Caçapava do Sul); destaque Jovem Artesão Rural: Edinara Brasil (Lavras do Sul); e destaque Inovação: Ana Roseneia Nunes (São Gabriel).

 

Comentários do Facebook