GESTÃO

Reivindicação antiga é atendida e população passa a contar com banheiros públicos em Pinheiro Machado

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Danúbio Peres e o prefeito Zé Antônio (D) mostraram o local para o TP Foto: Gislene Farion TP

Um anseio de mais de 30 anos está saindo do papel e finalmente sendo disponibilizado para a população de Pinheiro Machado. A conclusão da obra dos banheiros públicos foi anunciada de forma oficial pelo prefeito Zé Antônio, na última sexta-feira (15), quando recebeu a reportagem do Tribuna do Pampa na Prefeitura. Para o comunicado, também esteve presente o secretário de Obras, Danúbio Peres, e o chefe de Gabinete, Alex Rodrigues.

Conforme informou o gestor, a estrutura está localizada em um anexo externo ao Teatro Ludovico Pórzio e a abertura para o público deve ocorrer já nesta semana. “Há muitos anos, quando a Câmara de Vereadores passou a funcionar no andar superior do teatro, se identificou a necessidade de construção desses banheiros além dos que já existiam e o que fizemos agora foi o isolamento para que a área ficasse totalmente independente, com a intenção de também preservar o teatro”, explicou.

De acordo com o secretário de Obras, responsável pela ação, o primeiro cuidado foi em averiguar o projeto original, de 1938, onde se identificou que essa área era realmente externa à planta. “Esse projeto foi um dos primeiros que conversamos quando eu comecei o trabalho, porque entendemos que era uma demanda importante para a comunidade. Vi naquele anexo uma possibilidade e com criatividade estamos entregando ela para uso do público”, disse Danúbio – que assumiu o cargo no final de agosto deste ano.

Conforme lembrou o prefeito, a iniciativa é sim um marco a ser comemorado, o cumprimento de uma promessa de campanha e também é parte do início da tão sonhada revitalização do teatro. Segundo ele, os banheiros já estavam sendo utilizados por quem tinha acesso ao prédio histórico – o que vinha se tornando uma preocupação diante da necessidade de preservação do local. “Muitos prefeitos passaram por aqui com a intenção de fazer ou prometendo tirar esse projeto do papel e agora com agilidade e criatividade nós estamos conseguindo dar esse retorno para a comunidade”, registrou.

Dois banheiros permanecerão abertos em horário comercial

INVESTIMENTO – Questionados sobre os gastos para realização da obra, visto que o município se encontra na maior crise financeira de sua história, a equipe de governo disse que foi graças às parcerias e doações que o projeto foi colocado em prática. Segundo Zé Antônio, com a intenção de cumprir a promessa de campanha e entendendo a real necessidade da comunidade, houve ainda a tentativa de um financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF), que acabou não sendo aprovado. O local anteriormente escolhido era nos fundos da Prefeitura.

Desse modo, a alternativa foi usar a criatividade e fazer o apelo diante da atual situação. “A tinta foi uma doação da Delegacia do Estado e também recebemos 400 tijolos para viabilizar o isolamento entre os banheiros e o teatro”, disse o responsável pela obra. Além disso, com um intenso trabalho realizado em cerca de 30 dias, eles contaram que a responsabilidade desse feito ocorreu muito em função da competência, agilidade e boa vontade de dois servidores públicos da própria Prefeitura: Jairo da Rosa e Jonesglei Rosa. “Foi graças a eles, incansáveis para a que a entrega dessa obra fosse realizada o mais breve possível, que podemos dizer que Pinheiro Machado já conta com banheiros para atender a comunidade do interior e visitantes”, destacou o titular da pasta.

Segundo informou Danúbio, falta apenas a instalação das placas de identificação para designar o banheiro feminino e masculino. O local permanecerá aberto para a população em geral em horário comercial – das 8h30 às 17h30 e também durante eventos promovidos pela Prefeitura no entorno da praça.

CUIDADOS E MANUTENÇÃO – Conforme contou o prefeito, ainda durante a verificação da possibilidade de realização da obra já se pensou no período posterior. “Sabemos que a ação não era de apenas viabilizar banheiros públicos, porque também precisamos ter o cuidado de segurança, limpeza e manutenção dessa estrutura”.

Segundo ele, a estratégia de limpeza e demais cuidados fica a cargo da Secretaria de Obras e já existem tratativas para instalar câmeras de videomonitoramento no local. “Isso já fazia parte do nosso plano de ação como forma de preservação do patrimônio público, mas sabemos que a realidade financeira do município não nos possibilita fazer de forma imediata. Estamos trabalhando em busca de algum tipo de parceria para que seja alcançado mais esse objetivo em breve”, informou.

De acordo com Zé Antônio, as câmeras estariam posicionadas para a praça central e isso também garante maior segurança para a população de um modo geral. “Além da segurança, a intenção é inibir a ação de vândalos no próprio banheiro e também naquela região da praça e do teatro”, disse.

Os banheiros foram isolados para preservar o teatro Ludovico Pórzio

MELHORIAS NO TEATRO – Para a reportagem, o gestor pinheirense disse que o teatro já vem passando por algumas adequações, conforme solicitação do Corpo de Bombeiros, e que a intenção é ir além até o final do atual mandato. “As portas de entrada foram recuadas e ainda queremos fazer a pintura da fachada, readequação do espaço interno de acordo com as normas de segurança, alguns ajustes no piso e acessibilidade. São pequenas ações que, pouco a pouco, vamos chegar na reabertura do prédio para realização de eventos culturais e as tradicionais formaturas das escolas do município”, detalhou.

De acordo com o secretário de Obras, as ações de grupos voluntários para a melhoria das condições da cidade e dos cuidados de cada um com o entorno da sua própria residência são fatores que servem de estímulo. “Estamos conseguindo realizar as ações e isso eu tenho chamado bastante atenção para a questão do comprometimento. Também estamos felizes em notar que aquela cultura do pessimismo vem sendo desmistificada e que as pessoas têm se unido em prol de um bem maior e do coletivo. Tudo isso serve de estímulo para que as melhorias ocorram de fato e para que possamos prestar um melhor serviço para a comunidade”, disse Danúbio.

Comentários do Facebook