PINHEIRO MACHADO

Rematão com 2,2 mil animais marca início da 35ª Feovelha

Feira conta com programação até sábado (26) e a entrada é gratuita

O primeiro dia do evento foi destinado à recepção dos animais Foto: Carlos Eduardo Nogueira/Especial TP

A quinta-feira (24) no Parque Charrua foi destinada a entrada dos animais que serão julgados e comercializados na 35ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha). O evento, que se mantém no mercado de forma ininterrupta, desde a edição anterior conta com uma programação mais reduzida. O novo formato concentra em dois dias, sexta-feira (25) e sábado (26), atividades voltadas ao interesse do produtor.

Em contato com o presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Gabriel Camacho, o TP procurou atualizar os números desta edição. “As inscrições fecharam em aproximadamente 400 reprodutores entre rústicos e de galpão de todas as raças, conforme repassado pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco)”.

Para o Rematão, momento mais esperado da Feovelha, Camacho destacou a chegada de cerca de 2.200 animais de todas as categorias e raças. Segundo avaliou, apesar de uma redução em relação ao ano anterior, a expectativa é positiva. “Devido à falta de ovinos no mercado, penso que os animais serão muito bem valorizados durante a Feovelha”, destacou.

Em 2018, o tradicional remate comercializou um total de 2.131 animais – mais de 70% no volume ofertado. O número de animais inscritos superou a edição de 2017 (1.235 exemplares) e a média geral foi de R$ 209,64 por animal. Para 2019, o Sindicato Rural espera produtores inclusive de fora do Estado – o que ainda confirma tratar-se de uma das feiras de ovinocultura mais importantes do país. O Rematão está marcado para a sexta-feira (25), a partir das 14h, logo após a abertura oficial do evento.

Uma comitiva entregou o convite ao governador Eduardo Leite Foto: Alline Martins/Especial TP

GOVERNADOR – Na manhã da quarta-feira (23), uma comitiva de Pinheiro Machado aproveitou uma audiência exclusiva com o novo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para fazer o convite da 35ª Feovelha.

Na oportunidade, acompanhando o presidente do Sindicato, estiveram presentes o prefeito Zé Antônio, o vice Jackson Cabral e os vereadores Mateus Garcia (PDT), Cabo Adão (PSDB) e Gilson Rodrigues (PT). Sobre o comparecimento ao evento, em contato com a assessoria de Eduardo Leite, há possibilidade da presença do governador no Parque Charrua na manhã de sábado (26).

EMATER – Participando desses 35 anos de Feovelha, mais uma vez a Emater conta com uma programação diária durante o evento. Feira de plantas bioativas e ornamentais, de artesanato em lã, mostra dos tipos de lãs e peças artesanais ficam sob a responsabilidade da entidade.

De acordo com o chefe do escritório da Emater de Pinheiro Machado, Rafael Lopes, o foco é mesmo o artesanato. “Apesar da diminuição do evento nos últimos anos, ainda há uma representatividade grande do artesanato em lã. Já houve mais de 20 expositores em outras edições e agora contamos com cerca de 10, mas isso ainda é muito significativo. Essa exposição é pura lã – onde a Emater traz os produtores para comercializar, divulgar e participar de concursos, como forma de estimular a continuidade do trabalho”, pontuou.

Para a nossa reportagem, Rafael também destacou o 14º Concurso Municipal de Borregas Dois Dentes. “Esse concurso vem para atender os pequenos produtores que não participam de outras exposições e feiras, que não tem um rebanho reconhecido pela Arco, mas tem uma genética muito boa. É um trabalho de melhoramento genético, isso incentiva os pequenos produtores que vem participando desse evento e tem uma amostra muito significativa de ovinos”, disse. Segundo ele, o concurso conta com a parceria da Prefeitura de Pinheiro Machado, do Sindicato Rural, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da própria Arco que faz o julgamento da raça.

PROGRAMAÇÃO

DIA 25/01
SEXTA-FEIRA
8h – Julgamento de classificação de todas as raças
9h – Entrega de coletes para provas NZSCCC até às 10h – Recepção e instalação dos artesãos no espaço temático da Emater
9h – Reunião da Regional 7 e palestra
10h – Oficina do Senar-RS
14h – Início do Rematão
14h – Início da prova de potros NCCC
15h – Continuação do julgamento de classificação
até às 21h – Chegada dos animais que participarão do 14º Concurso Municipal de Borregas Dois Dentes

DIA 26/01 – SÁBADO
8h – Concentração de potros NZSCCCaté as 12h – Inscrições para concursos de artesanatos da Emater
9h30 – Assembleia geral da Associação Brasileira dos Criadores de Corriedale
10h – 14º Concurso Municipal de Borregas dois dentes
10h – Leilão pista A: Ile de France, Texel, Hamphsire Cown, Sulfok, Poll Dorset, Dorper
10h – Leilão pista B: Merino Australiano, Romney Marsh, Karakul e Crioula
10h – Continuação da prova de potros (esbarrada e escaramuça livre) NCCC
10h30 – assembleia geral da Associação do Ideal
12h – Almoço NCCC
14h – Final da prova de potros (paleteada) NZSCCC
14h – Oficina do Senar-RS
14h – 9º Concurso de Peles Curtidas da Emater
14h30 – 12º Concurso de Artesanato em Lã da Emater
15h – Leilão pista A: Corriedale
15h – Leilão pista B: Ideal
17h – Premiação de concursos e destaques da Emater

Comentários do Facebook