CANDIOTA/HULHA NEGRA

Reservatório de água da barragem da UTE Pampa Sul está pronto

Volume de água atingiu cota máxima de armazenamento

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Reservatório atingiu a máxima após o período de chuvas

Reservatório atingiu a máxima após o período de chuvas Foto: Fábio Campos/Especial TP

O volume de chuva acumulado nos últi­mos meses fez com que o reservatório de água da barragem da UTE Pam­pa Sul (Miroel Wolowski) enchesse, atingindo sua cota normal de operação e, com isso, dando por concluído o enchimento do Reservatório J2.

O gerente socioam­biental da UTE Pampa Sul,Hugo Roger Stamm, explica que, quando estiver em operação comercial, a Usina demandará, apro­ximadamente, 0,26 m³/s de água, a ser destinada predominantemente para o sistema de resfriamento (torres de resfriamento), onde parte da água será evaporada e devolvida ao ambiente. Visando suprir essa demanda, a construção da barragem foi neces­sária para a formação do reservatório, chamado de Jaguarão 2.

Sobre o reservatório , Stamm detalha que ele está localizado na divisa dos municípios de Candiota e Hulha Negra e foi forma­do a partir do barramento do rio Jaguarão, contando com 370,3 hectares (ha) de área alagada e mais uma Área de Proteção Perma­nente (APP) de 160,41 ha, totalizando 530,7 ha. “O reservatório da barragem Jaguarão 2 é considera­do de pequeno porte. Ele fica a aproximadamente 7 km da UTE Pampa Sul e estará distante cerca de 7 Km, em linha reta, da Vila do Seival, em Candiota, e a 4 Km da localidade de Trigolândia, em Hulha Ne­gra”, explica Stamm.

É importante ainda destacar as ações realiza­das na área de preservação permanente (APP) do re­servatório de água como a remoção das cercas antigas, o isolamento de toda a APP do reservatório, a sinali­zação de “Atenção” nos acessos interrompidos pelo reservatório, a implantação de corredores de desse­dentação para o gado dos proprietários vizinhos/lin­deiros, e o transplante em novas áreas de parte das es­pécies vegetais resgatadas da APP do Rio Jaguarão, que foram suprimidas para a formação do reservatório.

Além da captação de água para uso na UTE Pampa Sul, o reservatório Jaguarão 2 auxiliará tam­bém parte do abastecimen­to de água dos municípios de Candiota e Hulha Negra, por meio da implementação de uma Estação de Trata­mento de Água (ETA) com sistema de captação em cada município. No caso de Candiota, a ETA já foi construída e está em ope­ração no município.

Comentários do Facebook