JULGAMENTO

Resultado das eleições do Conselho Tutelar de Bagé é alterado após quatro impugnações

Ocorreu na tarde desta quarta-feira (30), a reunião do Pleno do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Bagé, onde foi decidido manter a impugnação de três dos cinco nomes eleitos para o Conselho Tutelar da cidade, além de uma suplente.

A eleição aconteceu no dia 6 de outubro, e no dia 8 houve a suspensão do resultado após denúncias de condutas vedadas, como suposto abuso de poder político.

Foram impugnados os candidatos eleitos Suzete Lara (irmã do prefeito afastado de Bagé, Divaldo Lara), Guto Moreira e Maria Cristina Tarouco Mendes, e a suplente Vera Brião.

Conforme informações da presidente do Comdica, Ildamara Martinez, passam a lista de titulares do Conselho Tutelar os então suplentes Cleide Rolim, Regina Cunha e Claudete Brasil. Do resultado inicial do pleito, permaneceram apenas dois nomes: Felipe Dourado e Cláudio Rodrigues. Os suplentes agora são Viviane Gonçalves, Cláudia Ramariz, Leonardo Kalunga, Adevanir Pereira e Davi Medeiros.

Ildamara conta que logo após as denúncias, os candidatos fizeram suas defesas, mas o Pleno votou pelas impugnações, o que aconteceu após avaliação da Comissão Eleitoral e Jurídica. “A última instância recursal do Comdica é o Pleno”, esclarece, afirmando que foi uma decisão dos conselheiros que representam as entidades que compõem o órgão.

A presidente conta que a promotora da Infância e Juventude de Bagé, Marlise Martino Oliveira participou da reunião como fiscalizadora, assim como esteve presente em todos os atos pertinentes à eleição. “O Ministério Público teve participação intensa e efetiva junto a Comissão Eleitoral. Faço um agradecimento especial de gratidão a Dra. Marlise e a Comissão, que trabalhou incansavelmente para a lisura e transparência do pleito”, conclui.

Os quatro impugnados ainda podem questionar a decisão do Pleno do Comdica na Justiça.

Comentários do Facebook