FEOVELHA

Retorno da programação paralela aos remates marcou a 36ª Feovelha

Gineteadas também retornaram para a Feovelha Foto: Elieser Eventos/Especial TP

Conforme prometido pela Jun­ta Governativa do Sindicato Rural, a edição de 2020 da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) seria a da retomada. De fato, foi. Quem passava pelas dependências do Parque Charrua pode acompanhar as mais diver­sas atrações – para todas as idades e gostos. Neste ano, o acesso ao evento era totalmente gratuito e mobilizou comunidade local e da região para a visitação.

CIRCUITO – A Embrapa, através das Unidades Pecuária Sul e Clima Temperado, a Emater/RS-Ascar, por meio do escritório municipal de Pinheiro Machado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abaste­cimento e o Sindicato Rural reali­zaram o Circuito da Ovinocultura. A atividade apresentou o tema sob diversas perspectivas e chamou atenção do público que prestigiou o evento.

Dentre os temas expostos estavam como desmamar mais de 100% de cordeiros; verminose ovina; planejamento forrageiro; carne ovina: agregação de valor e hábitos de consumo; mostra de velos de lã; mostra de peles ovinas; mostra de artesanato em lã; e produção de derivado-sabão.

A ovinocultura foi apresentada sob diversas perspectivas em um estande Foto: Gislene Farion TP

CONCURSO DE BORREGAS – No sábado (1º), a Emater realizou a 15ª edição do Concurso Municipal de Borregas. O evento é realizado pela regional Pelotas e atende mais de 10 municípios da região. Pra Luiz Ignácio Jacques, extencionista do escritório regional de Pelotas, o objetivo do concurso é fomentar a ovinocultura e o melhoramento genético nas propriedades dos pecuaristas familiares.

Nesta edição, João Antônio Fi­tipaldi foi o jurado convidado. O criador Mateus Balinhas con­quistou o campeonato com um trio de borregas da raça Merino Australiano. Já o trio reservado da mesma raça, ficou para a criadora Julia Flores Correa. Na raça Ideal, o campeonato ficou para Everaldo Oliveira e o reservado para Erani Valente de Oliveira. Rubisnei Gar­cia conquistou o campeonato da raça Corriedale e o vice-campeo­nato ficou com Lenemar Alves. No Texel, Leandro Peraça conquistou o campeonato e o reservado ficou para Marionilson Garcia.

CARROS ANTIGOS – No domin­go (2), desde as primeiras horas da manhã chegavam ao Parque Charrua os apaixonados por carros antigos. A 36ª edição da Feovelha também marcou o retorno dessa atividade paralela, que reuniu cerca de 70 expositores da região.

Entre eles estava o idealizador e or­ganizador do encontro em Pinheiro Machado, Hamilton Gomes, o Gra­xa. Para esta edição, o mecânico aposentado e proprietário de um fusca ano 1961 totalmente original, fez contato com a Comissão Jovem do Sindicato Rural – que pronta­mente colocou o tradicional espaço à disposição para que a atividade fosse retomada.

O encontro, que chamou atenção do público em geral, ocorreu du­rante todo o domingo e contou com participantes de seis municípios da região e de representantes de Melo, no Uruguai.

Encontro de Carros Antigos também foi retomado nesta edição Foto: Elieser Eventos/Especial TP

OUTRAS ATRAÇÕES – Além das já citadas, a programação contou com grande participação de ati­vidades organizadas pela Emater: concurso “Peles Curtidas”, de ar­tesanato em lã, desfile “Moda Lã” e também a novidade da Feovelha passar a contar com um pavilhão exclusivo para produtos da agricul­tura familiar. Agroindústrias de 11 municípios comercializaram seus produtos.

No espaço “Olivitinos”, na noite da sexta-feira (31), aconteceu o lançamento da Confraria La Fra­ternite – Elas por Vinhos. O grupo é formado por 11 mulheres de diferentes idades e profissões que promoverão encontros mensais com o objetivo de difundir e va­lorizar cada vez mais essa cultura.

O rodeio promovido pelo Piquete À Moda Antiga e a realização da Copa Chevette também fizeram parte da 36ª Feovelha e foram responsáveis por mobilizar grande público, dos mais diversos setores da comunidade e diferentes gostos.

Comentários do Facebook