QUESTÃO ENERGÉTICA

Reunião nesta segunda vai tratar de ações em defesa do carvão e da CRM pública

A Prefeitura de Candiota, o Sindicato dos Mineiros local, Sindicato dos Eletricitários do RS (Senergisul) e Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do RS (Sintec-RS), estão convocando para a manhã desta segunda-feira (3), a partir das 9h, uma reunião aberta a comunidade e com caráter pluripartidário. O encontro acontece na Sala de Reuniões, junto ao Gabinete do Prefeito.

O objetivo é debater ações em defesa de uma política bem definida em nível nacional para a  utilização do carvão mineral, bem como, da manutenção da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) como empresa pública, assim como a CEEE e a Sulgás.  As três empresas estão na mira do governo do Estado para serem privatizadas, sendo que o governador Eduardo Leite (PSDB), já protocolou na Assembleia Legislativa do RS, projetos de leis que lhe autorizam a vendê-las, sendo que a obrigatoriedade do plebiscito já foi derrubada.

O prefeito Adriano dos Santos (PT) disse ao TP, que está a frente dessas lutas, que para ele são conjuntas. “Para nós a defesa do carvão e das empresas seguirem públicas são questões de princípio. No caso da CRM, ela como estatal, é parte da construção da história de Candiota e da nossa gente. Parte do que somos é pelo fato da CRM existir como empresa pública”, disse.

Além da Prefeitura e dos três sindicatos, já confirmaram presença também o grupo que está organizando o 6º Seminário de Energias para o Desenvolvimento, que acontecerá em Candiota no início do mês de julho.

Comentários do Facebook