EDUCAÇÃO

Saúde animal é tema de cursos em escolas rurais de Candiota e Hulha Negra

A utilização das plantas como recurso medicinal foi um dos temas abordados

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

A iniciativa é do Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ) em parceria com a UTE Pampa Sul Foto: Divulgação TP

O Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ), em parceria com a UTE Pampa Sul, realizou na última semana cursos sobre sanidade animal, saúde pública e a Instrução Normativa 77 e 76 – que trata sobre os padrões de qualidade do leite. A atividade foi realizada nas escolas Oito e Vinte de Agosto, em Candiota; e Chico Mendes e Quinze de Julho, em Hulha Negra.

A qualificação ficou sob a responsabilidade da equipe técnica do instituto formada pelo médico veterinário, Geovani da Silva, Axil Costa e as estagiárias Larissa Conrado e Rosimara Braga. Em conversa com o TP, a equipe contou que o curso teórico-prático teve como objetivo abordar assuntos do cotidiano da rotina dos estudantes nas suas unidades de produção familiar e ainda dar suporte técnico nas enfermidades sanitárias e terapias alternativas, como a fitoterapia.

“Foram apresentadas receitas simples e práticas na conduta veterinária com a utilização de recursos naturais. Vale lembrar que a utilização das ervas medicinais na área da veterinária constitui uma forma de terapia que vem sendo resgatada e está crescendo notadamente nestes últimos anos. Os preconceitos que cercavam os produtos fitoterápicos ainda existem, mas já é possível observar mudanças neste conceito”, explicou Geovani.

Ainda de acordo com o profissional, o alto custo dos medicamentos industrializados tem contribuído para o aumento da utilização das plantas como recurso medicinal. “Nas comunidades mais carentes, o difícil acesso à assistência veterinária por parte da população, para animais domésticos, vem resistindo e mantendo algumas técnicas de protocolos de tratamento com a utilização de plantas para as inúmeras enfermidades apresentadas. No entanto, o cuidado realizado por meio das plantas medicinais é favorável – desde que o manipulador tenha conhecimento prévio de sua finalidade, riscos e benefícios”, destacou.

Para o grupo que propôs a atividade, as escolas do campo são de suma importância para a manutenção do vínculo do jovem com a agricultura e levar qualificação até esse público é, de fato, uma estratégia para somar com essa finalidade. “Foi tudo muito positivo, visto que em todas as escolas os educandos e educadores participaram atentamente e realizaram questionamentos, relatos de problemas corriqueiros da atividade de criação animal que acontecem em suas unidades de produção familiar e demandaram outras atividades com o tema saúde”, avaliaram.

De acordo com a vice-diretora da escola Oito de Agosto, Gislaine Santos, o curso foi enriquecedor – tanto no ponto de vista da qualificação dos alunos, como em relação à interação estabelecida com os técnicos responsáveis. “Foi muito gratificante ver os nossos alunos interessados e saber que eles também entendem do assunto, que atuam ajudando suas famílias e se preocupam com o bem-estar dos animais. Espero que possamos oportunizar outros encontros como esse e que eles levem essas experiências e ensinamentos da escola para a vida”, disse.

SAIBA MAIS – As atividades realizadas em parceria entre o Instituto Cultural Padre Josimo e a UTE Pampa Sul fazem parte do Subprograma de Educação Ambiental para a agricultura familiar, desenvolvido no âmbito do processo de implantação do empreendimento. A iniciativa visa promover a reflexão sobre diversos aspectos ambientais com as famílias que vivem nos assentamentos rurais de Candiota e Hulha Negra, por meio de palestras, encontros e ações práticas e informativas.

Os cursos teórico-práticos ocorreram nas escolas rurais de Candiota e Hulha Negra

Sanidade animal, saúde pública e a Instrução Normativa 77 e 76 foram os temas abordados

Comentários do Facebook