PINHEIRO MACHADO

Secretaria aguarda autorização do governo para licitar obra de creche

Construção do empreendimento se arrasta há dois anos

Obra deveria ter iniciado em 2014, mas empresa abandonou os trabalhos em mais de 90 municípios gaúchos

Obra deveria ter iniciado em 2014, mas empresa abandonou os trabalhos em mais de 90 municípios gaúchos Foto: Arquivo TP

O projeto de construção da Creche da Zona Norte de Pinheiro Machado que iniciou em 2014 e não entrou em execução poderá sair do papel nos próximos dias. Após o impasse com a empresa MVC Plásticos de ter abandonado a obra, situação que ocorreu em mais de 90 municípios gaúchos, a prefeitura entrou com um processo contra a MVC pelo não cumprimento do contrato e a obra não foi executada.

Conforme já divulgado pelo Tribuna do Pampa, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Smec) enfrentava outros problemas, como por exemplo, a falta de um engenheiro no quadro de funcionários, pois informações técnicas deveriam ser enviadas para o governo federal por este profissional. Um projeto de lei para contratação de um engenheiro foi encaminhado ao Legislativo, o qual foi aprovado e o profissional contratado.

Segundo a secretária de Educação, professora Marilete Peres, os documentos que faltavam já foram enviados para o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Agora vamos aguardar por eles para poder fazer a licitação”, declara. A gestora ainda explica que não tem prazo estipulado para o governo autorizar, mas, apesar da demora, a Secretaria está conseguindo concluir o ano letivo. “Acredito que vai ficar para o novo prefeito começar a obra. Quero deixar tudo pronto. Nada pendente”, acrescenta Marilete Peres.

A OBRA – A construção da creche está orçada em R$ 794 mil, recurso oriundo do governo federal, através do FNDE. A obra estava com estimativa de início em setembro de 2014 e término para o primeiro semestre de 2015. Em contrapartida, o município entrou com parte do recurso e o terreno para a implantação da escola. Alguns problemas para a instalação da empresa ocorreram e os trabalhos atrasaram.

Comentários do Facebook