PREVENÇÃO

Secretaria de Saúde de Pedras Altas realiza palestras em campanha do Setembro Amarelo

Falar é a melhor solução, assim manifestou a equipe da saúde pedrasaltense

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Comunidade participou de roda e conversa sobre o tema Foto: Divulgação TP

Está em andamento e com previsão de conclusão para o fim do mês de setembro, um ciclo de palestras que integram o Setembro Amarelo. A campanha, realizada desde setembro de 2015, visa conscientizar a população sobre o suicídio e suas formas de prevenção.

Atenta para a questão, a Secretaria Saúde de Pedras Altas, junto com a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), organizou um calendário de palestras para conversar com a população do município sobre o tema.

As palestras tiveram início no dia 4 de setembro nas localidades de Lagões e São Diogo. Posteriormente, o tema foi discutido no Arroio Mau, Bom Viver, Regina e Lago Azul. As próximas palestras estão agendadas para os dias 25 e 27, sendo a primeira na comunidade Glória e a segunda, na sede de Pedras Altas, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Palestras foram ministradas por um médico e uma psicóloga Foto: Divulgação TP

Os temas são abordados por um médico e uma psicóloga, contando com um bom número de participantes que se integram a uma roda de discussão e debate sobre o assunto.

Apesar das palestras estarem chegando ao fim, a secretária de Saúde Vera Teixeira faz um alerta para que as pessoas participem e divulguem para familiares e amigos, pois ao contrário do que muitas pessoas pensam e falam, quem diz que sente vontade de se matar ou quem de fato tenta colocar um fim à própria vida não está querendo chamar a atenção ou fazendo drama. “Que fique claro: quem fala que quer se matar ou quem já tentou suicídio precisa, mais do que tudo, de ajuda médica e psicológica, além de acolhimento familiar”, lembra a secretária.

SETEMBRO AMARELO – O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, internacionalmente, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention. O suicídio é considerado um problema de saúde no Brasil e sua ocorrência tem aumentado entre jovens. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos. A OMS afirma que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos.

Comentários do Facebook