SAÚDE

Projeto com prática de boxe nas escolas quer ‘nocautear’ crack em Pinheiro Machado

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Éliton Rodrigues, secretário de Saúde e Ação Social, disse que as aulas de boxe devem começar a ser disponibilizadas ainda neste ano Foto: Gislene Farion TP

Uma ferramenta de prevenção. Conforme anunciou o secretário de Saúde e Ação Social de Pinheiro Machado, Éliton Rodrigues, é com esse intuito que foi pensado o projeto “Boxe: um nocaute no crack”. A iniciativa, apresentada na última semana durante a sessão da Câmara de Vereadores, vai contemplar alunos das escolas Avelino de Assis Brasil, Dois de Maio e Manoel Lucas Prisco. Com investimento de cerca de R$ 40 mil para aquisição de materiais para os três educandários, a intensão é que as aulas de boxe iniciem ainda neste ano.

De acordo com o titular da pasta, a intenção é propiciar às crianças e aos adolescentes um espaço para a prática do esporte enquanto instrumento de acesso ao desenvolvimento da disciplina e da cidadania. “A iniciativa visa ainda evitar a exclusão social e garantir o afastamento dos jovens das drogas, haja vista que essas atividades vem a contribuir com todo o desenvolvimento físico corporal, cognitivo, afetivo e social, incentivando a busca por uma vida saudável e, consequentemente, o afastamento das drogas e da violência”, justificou.

A realização do projeto é fruto de uma parceria com a Academia Contato Fighter, do mestre Santo Sueli Pereira Da Rosa, que ficará responsável pelas aulas. Além dele, um educador físico, uma nutricionista, um psicólogo, uma assistente social, três dentistas, três médicos e um enfermeiro – profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) farão parte da equipe que prestará atendimento aos alunos.

Ainda segundo Éliton, as aulas de boxe são voltadas para os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de ambos os sexos, interessados em participar. “Serão 20 jovens por escola, somando um total de 60 alunos atendidos. Todos eles inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, preferencialmente que se encontrem em situação de risco ou vulnerabilidade social, em contato direto e/ou indireto com drogas, exploração do trabalho infantil e violência doméstica, atendidos pela Atenção Básica do município”, disse.

De acordo com o secretário, essa é mais uma iniciativa da Prefeitura de Pinheiro Machado, através da Secretaria de Ação Social, que já contempla mais de 190 crianças e adolescentes atendidos nos mais diversos projetos ativos. “Agora com mais esse do boxe, começando com 20 alunos por escola, a nossa intenção é ampliar logo no ano que vem. Sabemos que o projeto é bom, que os alunos contemplados vão melhorar não só a qualidade de vida, o rendimento escolar e ainda aprender a viver em sociedade. É bastante coisa se comparado a outros índices de outros municípios e temos uma equipe preparada para cada vez mais buscar propiciar um futuro diferente para os nossos jovens”, afirmou.

Conforme dados extraídos do próprio Sistema de Informação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), atualmente em Pinheiro Machado são 48 crianças integrando o projeto Capoeira na Comunidade; 24 a Banda Marcial da escola Manoel Lucas Prisco; 27 o Pelotão Mirim da Brigada Militar e 94 o Grupo de Futsal.

Logo na sequência do anúncio, a iniciativa foi bastante elogiada durante os pronunciamentos dos vereadores – tanto pelos governistas quanto os da oposição. De acordo com Gilson Rodrigues (PT), com o intuito de livrar os jovens das drogas, o Executivo, o Legislativo e as escolas precisam estar unidas e trabalhar juntos para apresentar alternativas. “Esse é um tema que nós precisamos deixar de lado as vaidades e nos unir, porque é muito triste ver uma criança se desvirtuando por causa da droga e a família sofrendo sem saber o que fazer. A prevenção é sim o caminho. Eu costumo criticar as coisas ruins, mas preciso elogiar quando surgem iniciativas boas e essa com certeza é uma delas”, disse Gilson Rodrigues (PT).

Comentários do Facebook