ENSINO

Semestre inicia com Formação Pedagógica sobre Neurociências na Unipampa

A atividade foi transmitida para os demais campi da instituição por meio da internet

Professora Daniela Barros apresentou a neurologia do cérebro Foto: Ronaldo Estevam/Especial TP

Foi realizada, na últi­ma sexta-feira (2), no Campus Bagé da Uni­versidade Federal do Pampa (Unipampa), a abertura do segundo semestre letivo de 2019. O evento, promovido pela Divisão de Formação e Qualificação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), contou com a palestra Neu­rociências e Educação: inte­grando saberes para a prática docente universitária, profe­rida pela professora Daniela Martí Barros.

A atividade, que tam­bém integrou o Encontro de Formação Pedagógica, foi transmitida para os demais campi da instituição por meio da internet. O objetivo principal do evento é a pro­moção da acolhida e abertura do semestre letivo, criando uma cultura institucional de valorização das ações de desenvolvimento profissional dos servidores da instituição.

Para a pró-reitora de Graduação em exercício, pro­fessora Amélia Rota Borges de Bastos, “esse evento mate­rializa um dos compromissos da gestão e da Prograd com a formação docente”. Sobre a escolha do tema, Amélia afirma que a neurociência foi apontada como uma das áreas de interesse dos docentes para formação. “É um tema bastante atual e necessário para nós professores para que possamos compreender os processos de aprendizagem dos nossos estudantes e pen­sar processos de ensino que respondam às características desses processos de aprendi­zagem”, afirma.

A vice-reitora da Uni­pampa, professora Nádia Fátima dos Santos Bucco, parabenizou a equipe da Prograd pelo trabalho reali­zado de formação e, também, pela escolha do tema. “A neurociência não propõe uma nova pedagogia e nem constitui a solução das difi­culdades de aprendizagem e dos diferentes problemas da educação, mas, fundamenta uma prática pedagógica que já se realiza, demonstrando que estratégias pedagógicas, que respeitam a forma como o cérebro funciona, tendem a ser muito mais eficientes”, esclarece.

A palestra ministrada pela professora Daniela Bar­ros dividiu-se em dois eixos. Na primeira parte, a docente expôs dados sobre a neuro­logia do cérebro, momento em que explicou as áreas res­ponsáveis pelo planejamento de movimentos complexos e elaboração dos pensamen­tos, pela formação das pala­vras, pelo comportamento, emoções e motivação, pela compreensão da linguagem e inteligência, pelo proces­samento visual das palavras, pelas coordenadas espaciais do corpo e adjacências, pela visão e pelas funções motora, auditiva e somatossensorial. Na sequência, a professora apresentou técnicas de apren­dizagem com base científica utilizadas em países como o Reino Unido.

Além dos docentes e técnico-administrativos em educação participantes da Formação, prestigiaram o evento o coordenador aca­dêmico do Campus Bagé, Elenilson Alves; o pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós­-Graduação e Inovação, Fá­bio Gallas Leivas; o pró­-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Maurer e o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Diogo Alves.

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