HOMENAGEM

Severino Rudes Moreira recebe título de Cidadão Bageense

Na foto, a esposa Alice, Severino e vereadora Lia Rejane Foto: Divulgação TP

O poeta, compositor, escritor, folclorista, radialista e colunista Severino Rudes dos Santos Moreira, de 66 anos, natural de Santana da Boa Vista, mas residente em Candiota, foi outorgado com o título de cidadão bageense, por intermédio de uma proposição da vereadora Lia Rejane (PTB) e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores. O evento foi na Câmara de Bagé, na última sexta-feira (22).

Foi uma noite de muitas emoções, com a presença de parentes, muitos amigos ligados ao movimento tradicionalista e literário, além de outros segmentos onde milita em Bagé e região desde os anos 1980. Nos discursos e depoimentos em áudio o que mais se ouvia era a expressão “Tio Severino”, pois foram muitos que cresceram nos movimentos culturais e sociais ao seu lado e hoje senhores e senhoras ainda os chamam assim carinhosamente.

Severino Rudes é uma pessoa realizada. Aposentado, apresentador do programa Vitrola na rádio candiotense Interativa FM, juntamente com a esposa Alice Malaguez Moreira – parceira de todas ‘peleias’.  Juntos também, ajudam prendas e peões por toda 18ª Região Tradicionalista. Ele tem nove livros editados e faz parte do quadro de escritores da Editora Martins Livreiro – uma das maiores editoras do Estado, especializada em regionalismo, bem como tem quatro discos gravados e mais de 100 músicas de sua autoria espalhadas em festivais nativistas (que são sucessos por onde passam). Já recebeu mais de 50 prêmios. Na foto, dona Alice, Severino Rudes e a vereador Lia Rejane.

“Estamos todos felizes com a honraria recebida pelo amigo Severino Moreira. Pessoa que tem um trabalho que deve ser reconhecido pelo Rio Grande do Sul. Não é demais pedir um patronato dos Festejos Farroupilhas do RS, para um homem que nos deixa este legado bibliográfico, discográfico e tem uma vida super ativa ao lado da querida dona Alice”, escreveu Rogério Bastos, do Blog da Tradição e Rádio Quero-Quero, de Porto Alegre.

Severino agradeceu a homenagem Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook