SAÚDE PÚBLICA

Sociedade e governo debatem soluções para o problema dos animais soltos em Candiota

Posse responsável, castrações, aplicação de multas e apreensão de animais são algumas das medidas debatidas

Atualmente, há centenas de animais soltos pelas ruas de Candiota

Atualmente, há centenas de animais soltos pelas ruas de Candiota Foto: J. André TP

As cidades da região, historicamente, possuem sérios problemas com a proliferação de animais pelas vias públicas. A situação envolve tanto animais de grande porte – equinos e bovinos, como de pequeno, principalmente cães e gatos.

Em Candiota não é diferente e o problema vem ganhando proporção, bem como, é uma preocupação já externada pela Prefeitura para que haja um combate. Como se sabe, esta é uma questão complexa, que exige muito também de consciência e educação das comunidades. A cultura fronteiriça, de relação íntima com os animais, em especial os equinos e caninos, acaba trazendo conseqüência para o cotidiano cada vez menos rural e mais urbanizado que a região vai ganhando.

Em reunião realizada essa semana, foi encaminhado o processo de  licitação para reativação das castrações no município

Em reunião realizada essa semana, foi encaminhado o processo de licitação para reativação das castrações no município Foto: Divulgação TP

PEQUENO PORTE – Por iniciativa do gabinete do vereador João Roberto da Costa (PT), um debate entre o Poder Público e a sociedade, especialmente os militantes da causa animal, foi iniciado no último dia 17 de maio, inclusive com a presença do prefeito Adriano dos Santos. Como desdobramento deste primeiro encontro, o vereador apresentou na Câmara um anteprojeto de lei, que prevê uma série de ações conjuntas, notadamente de saúde e educação.

A proposição, que já foi transformada em projeto de lei e enviada pelo Executivo à Câmara, trata fundamentalmente da posse responsável de animais de pequeno porte, num trabalho forte de conscientização da comunidade. “A proposta tem por objetivo regulamentar as questões de proteção e defesa dos animais, com a preservação da saúde dos mesmos e de sua integridade física, em conjunto com a preservação da saúde pública e integridade da sociedade, destaca o vereador em justificativa.

Projeto de lei com base na proposta do vereador João Roberto, prevê a posse responsável

A primeira reunião foi realizada no último dia 17 de maio e teve a participação do prefeito Foto: Divulgação TP

Também, em encontro realizado no início desta semana com a Coordenadoria de Meio Ambiente foi acertada a reorganização da Associação Candiotense de Proteção Animal São Francisco de Assis. Também, foi dado encaminhamento ao processo de licitação ara contratação de profissional ou empresa para a reativação do programa de castração. Uma comissão de pessoas ligadas a defesa animal acompanha os encaminhamentos e é formada por Regina Acosta Montes, Fernanda Viana e Sandra de Camargo Andrade.

O prefeito Adriano dos destaca também analisa a pertinência do projeto. “Pois uma vez implementada, esta lei reverterá em inúmeros benefícios de ordem social, diminuindo ainda custos operacionais para a Prefeitura, através de um trabalho de prevenção”, falou.

GRANDE PORTE – E relação aos animais de grande porte, segundo a Assessoria de Comunicação, a Prefeitura voltou a notificar os proprietários com base no Código de Posturas da cidade. Se o descumprimento do código for recorrente, o proprietário é multado em R$ 257,57. Além disso, já está em andamento um novo processo licitatório para se ter um local que abrigue os animais apreendidos.

Projeto de lei com base na proposta do vereador João Roberto, prevê a posse responsável

Projeto de lei com base na proposta do vereador João Roberto, prevê a posse responsável Foto: J. André TP

Comentários do Facebook