CAOS NA SEGURANÇA

Susepe paralisa e presídios do RS registram tumultos nesta quarta-feira

Em Bagé também teve tumulto no lado de fora

Em Bagé também teve tumulto no lado de fora Foto: Anderson Ribeiro/F.Sul/Especial TP

O sistema penitenciário do Rio Grande do Sul registrou, no início desta quarta-feira (21), tumultos em alguns presídios do Estado. O caso mais grave ocorreu em Getúlio Vargas. Os detentos colocaram fogo e fizeram rebeliões. A Associação dos Agentes, Monitores e Auxiliares Penitenciários do Rio Grande do Sul (Amapergs) informou que cinco pessoas morreram, mas a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) afirma que foram quatro. Também houve feridos encaminhados aos hospitais.

Detentos colocaram fogo em colchões

Detentos colocaram fogo em colchões Foto: Anderson Ribeiro/F.Sul/Especial TP

Segundo a Susepe, em Bagé, os presos atearam fogo nas galerias, subiram no telhado e tentaram fuga. Há negociação da direção e chefia de segurança com os apenados. Situação está em andamento. Do lado de foram também houve rebelião e a Brigada Militar foi acionada e invadiu o local. Conforme informações repassadas à reportagem, a situação está controlada parcialmente e não há registro de feridos ou foragidos. Um dos motivos dos tumultos é a proibição de entrada de visitas, pois os agentes da Susepe deflagraram uma paralisação na manhã de hoje. A categoria reivindica o parcelamento de salários, atraso do 13º, a superlotação de cadeias e as deficiências no sistema prisional, além do projeto que tramita na Assembleia Legislativa e vai para votação nesta semana que trata sobre a alteração no plantão dos funcionários.

Houve tumultos também na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), Presídio Regional de Passo Fundo, Penitenciária Modulada de Osório, Penitenciária de Uruguaiana, Presídio Regional de Pelotas, Presídio Estadual de São Borja, Presídio de Venâncio Aires e Complexo Prisional de Canoas (I).

Atualizada às 16h23

 

Comentários do Facebook