HULHA NEGRA

Técnicos da prefeitura visitam agroindústrias familiares em Caxias do Sul e Venâncio Aires

A equipe buscou informações sobre as legislações referentes à fiscalização ambiental e ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Ana Caroline Rossi, médica veterinária do SIM de Caxias do Sul, com Douglas, Débora e Leitzke

Ana Caroline Rossi, médica veterinária do SIM de Caxias do Sul, com Douglas, Débora e Leitzke Foto: Divulgação TP

O município de Hulha Negra deverá contar em breve com sete agroindústrias familiares. Sediadas em localidades diversas do interior do município, as empresas de pães, doces, derivados lácteos e vegetais minimamente processados estão se estruturando e logo deverão ser inauguradas. Com o objetivo de melhor atendê-las, técnicos da Vigilância Sanitária local e do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMMA) estiveram, na semana passada, em agroindústrias familiares instaladas em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, e em Venâncio Aires, cidade situada na região dos Vales do Rio Pardo e Taquari.

Em Venâncio Aires, a equipe hulhanegrense esteve em uma agroindústria de ovos coloniais, como também em uma de mel e outra de aipim descascado

Em Venâncio Aires, a equipe hulhanegrense esteve em uma agroindústria de ovos coloniais, como também em uma de mel e outra de aipim descascado Foto: Divulgação TP

A primeira parada da bióloga do DMMA, Débora Motta, e dos médicos veterinários da prefeitura de Hulha Negra, Marcus Leitzke e Douglas Fischer, foi em Venâncio Aires, no dia 28 de junho. Na cidade, eles conheceram o trabalho que é desenvolvido em agroindústrias de mel, ovos coloniais e aipim descascado. Já nos dias 29 e 30, a equipe hulhanegrense visitou em Caxias do Sul empresas de mel, ovos e as que produzem salames, bolachas, massas e legumes minimamente processados. “Para nós, foi de grande valia esta troca de informações. É o momento favorável para fomentar as agroindústrias da agricultura familiar, nos capacitamos e trouxemos mais informações sobre as legislações que são adotadas tanto para o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) como para fiscalização ambiental”, comenta Débora.

Leitzke menciona que a experiência adquirida foi muito importante. “Para que possamos adaptar a legislação ao nosso município e possibilitar qualificação técnica aos nossos profissionais, para atender as demandas do município como a merenda escolar”, menciona, lembrando que as agroindústrias serão uma nova alternativa de renda aos produtores rurais de Hulha Negra.

As visitas foram acompanhadas por médicos veterinários do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de ambas as cidades. Em Venâncio Aires, um técnico da Emater/RS-Ascar também acompanhou a agenda dos técnicos hulhanegrenses.

Comentários do Facebook