VITIVINICULTURA

Terrasul Vinhos Finos é premiada em concurso nacional

Uvas são cultivadas nos vinhedos de Pinheiro Machado

Enólogo Augusto Stuani Salvador recebeu o Certificado pelo Espumante Ouro Rosé

Enólogo Augusto Stuani Salvador recebeu o Certificado pelo Espumante Ouro Rosé Foto: Divulgação TP

O cultivo das vinhas e o fabrico dos vinhos é um segmento bastante particular, mas de grande destaque na região sul do Rio Grande do Sul, onde estão localizadas importantes vinícolas. A cada ano, a excelente produção de uvas e, posteriormente, vinhos e espumantes, se destaca no Brasil por produtos de excelente qualidade.

Um importante prêmio foi conquistado pela empresa Terrasul Vinhos Finos, no mês passado, durante o 10º Concurso do Espumante Brasileiro 2017 que aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro, na cidade de Garibaldi.

Na oportunidade, o produto da empresa, o Espumante Brut Rosé, lançamento para o ano 2017, conquistou a medalha de ouro no concurso que é realizado desde 2001 pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), e que premia espumantes brasileiros classificados com a melhor pontuação, respeitando o limite de 30% e seguindo normas internacionais.

Rótulo do Brut Rosé, assim dos como outros lançamentos, recebeu a imagem do prédio da vinícola de Flores da Cunha

Rótulo do Brut Rosé, assim dos como outros lançamentos, recebeu a imagem do prédio da vinícola de Flores da Cunha Foto: Divulgação TP

O concurso aconteceu na sede da Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi, ocasião em que foram apresentadas 308 amostras inscritas por 80 vinícolas. Dessas, 97 foram premiadas com Medalha de Ouro e a Terrasul, que possui vinhedos em Pinheiro Machado, está incluída no grupo.
No evento, o enólogo Augusto Stuani Salvador recebeu o Certificado pelo Espumante Ouro Rosé ser premiado com o Ouro.

Em entrevista ao jornal Tribuna do Pampa, o sócio proprietário da Terrasul Vinhos Finos, Paulo Tonet, atribui a excelente produção e a conquista do prêmio a qualidade e trabalho cuidadoso da equipe. “Possuímos três enólogos que acompanham atentamente todo o processo, desde a colheita, até a elaboração dos vinhos e espumantes. Também trabalhamos com lotes pequenos, o que garante uma melhor qualidade dos produtos”, afirma Tonet, acrescentando, de forma satisfeita, que os vinhedos de Pinheiro Machado, neste ano, não apresentaram problemas de doenças nas plantas, o que deverá garantir uma safra normal, em torno de 350 mil kg de uvas.

LANÇAMENTOS – A Terrasul apresenta em 2017 diversos lançamentos, sendo eles: Espumante Brut Rosé, Espumante Prosecco, Espumante Moscatel Rosé e o Vinho Merlot Rosé. Além de já comercializar sua linha regular com o carro-chefe Malvasia de Cândia, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Espumante Brut e Espumante Moscatel (todos 750ml). Ainda existem versões de seus produtos no Bag in Box de 5 e 3 Litros (Cabernet Sauvignon, Merlot e Malvasia de Cândia).

Em breve a empresa pretende expandir mais sua linha, com re-lançamentos como o Riesling Itálico, além de novidades como o Cabernet Franc e o Merlot na garrafa de 750ml.

A Terrasul também vai expandir sua linha de espumantes com um charmoso Brut Champenoise, produtos que serão lançados para o ano de 2018 e que são produzidos a partir de uvas da propriedade de Pinheiro Machado.

Cave foi construída em 2017, em Flores da Cunha

Cave foi construída em 2017, em Flores da Cunha Foto: Divulgação TP

PRÉDIO E CAVE – A vinícola Terrasul está investindo em sua estrutura. O antigo prédio situado na cidade de Flores da Cunha passa, atualmente, por reformas, com o objetivo de receber visitantes com maior comodidade, que tanto poderão conhecer as dependências da empresa, bem como a charmosa Cave, que ficou pronta em 2017. Outro ponto que merece destaque é a renovação da identidade visual da empresa. Os rótulos estão sendo reformulados e o logotipo remete ao prédio da vinícola de Flores da Cunha, que faz parte da Rota Turística Altos Montes, que liga o município a Nova Pádua.

SOBRE A TERRASUL – Os vinhedos da vinícola Terrasul estão localizados no município de Pinheiro Machado, com 70 hectares de videiras e com área total de 300 hectares. A área é dedicada ao cultivo de uvas brancas viníferas, como as variedades Chardonnay, Riesling Itálico, Malvasia de Cândia, Sauvignon Blanc, e uvas tintas viníferas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, dentre outras variedades.

De acordo com a empresa, os investimentos da Terrasul em Pinheiro Machado iniciaram em 1998, com a aquisição da propriedade onde existiam 32 hectares de videiras plantados em situação de abandono. Os primeiros plantios na propriedade datam de 1976, investimentos realizados pela antiga Companhia Vinícola Riograndense, antiga proprietária dos Vinhedos San Felício. Ao longo dos anos, novos investimentos foram feitos, principalmente na renovação das áreas e plantio de novas, para que hoje conte com 70 hectares cultivados. “Atualmente, todos os vinhos e espumantes da vinícola são produzidos a partir das uvas cultivadas na propriedade de Pinheiro Machado. Após a colheita, elas seguem para a cidade de Flores da Cunha, sede da vinícola, aonde ocorre o processo de vinificação”, explica Tonet.

 

Vinhedos estão localizados em Pinheiro Machado

Vinhedos estão localizados em Pinheiro Machado Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook