SEMANA FARROUPILHA

Tradicionalistas são homenageados com o título de Mérito Farroupilha em Hulha Negra

Representantes das seis entidades tradicionalistas do município foram homenageados

Entregas dos Méritos Farroupilhas foram feitas pelo prefeito e vereadores do município Foto: Claudionara Fotografias/Especial TP

O início dos festejos farroupilhas em Hulha Negra ocorreu com homenagens. Após a distribuição da centelha da Chama Crioula, no dia 14, o ginásio Antônio Costa Carocha, o Carochão, sediou a sessão especial da Câmara de Vereadores de Hulha Negra, que concedeu outorgas de Títulos de Mérito Farroupilha ano 2018 para tradicionalistas dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Piquetes de Tradições Gaúchas (PTGs) do município.

A homenagem aconteceu com a presença de uma boa participação da comunidade e muita emoção. A mesa de autoridades foi composta pela presidente do Legislativo, Elizângela de Quadros Coitinho, o prefeito Carlos Renato Machado e a secretária de Educação e Cultura, Adriana Delabary. Também se fizeram presentes os vereadores Marcus Leitzke, Getúlio Porto, Hugo Teixeira, Dalvir Zorzi, Ronaldo Pereira e Jorge Coelho.

A sessão foi aberta, oficialmente, pela presidente Elizângela Coitinho, que parabenizou a todos e enfatizou que todos são de muita valia para a Câmara. “Todos os homenageados, certamente se destacaram em suas funções com seu trabalho, dedicação, carinho, amor e tradição. Que todos os dias possamos nos esforçar mais para que o nosso tradicionalismo não morra, sejamos exemplos para nossos filhos”, disse a presidente.

Em continuidade, a secretária de Educação e Cultura Adriana Delabary lembrou que a sessão especial era um momento ímpar para todos os gaúchos. “Estamos aqui com pessoas que fazem a lida campeira, que colocam na mesa o que produzem no campo. Nossa responsabilidade é manter essa tradição, pois as pequenas prendas e peões serão futuro. Parabéns a todos que honram nossa cultura e hoje são homenageados”, explanou a secretária.

Já o prefeito Renato Machado, em seu pronunciamento lembrou do início dos desfiles tradicionalistas no município e o empenho de todos. O prefeito ressaltou acreditar que o desfile em Hulha Negra é um dos melhores da região pela forma como é realizada. Ele também parabenizou os homenageados e convidou a todos a se manterem firmes no cultivo as tradições. “Falo para as famílias, tragam seus filhos para esse meio simples”, convidou. Por fim, o prefeito ressaltou a importância de uma união para a realização de projetos que permitam auxílio às entidades do município. “Hoje não podemos ajudar, mas as entidades precisam de recursos públicos e não podemos auxiliar sem todos os trâmites necessários”, afirmou Machado.

A sessão contou também com o pronunciamento de outros vereadores, que parabenizaram os homenageados e foi finalizada com uma apresentação de Getúlio Porto e Jamário.

Mérito Farroupilha 2018 – entidade x homenageado

CTG Nativos do Rio Negro  – Maria Euda Garcia de Medeiros

Nasceu em 31/12/1943 no Cemitério da Cruz, em Bagé. Aos 13 anos foi morar na Trigolândia e na juventude já ajudava os pais no tambo de leite e lida campeira. Casou-se com José Avelino e teve os filhos Claudia, Odair, Edailson e Claudio. Sempre acompanhou o esposo que exercia a função de capataz de estância. Em 2001, com o esposo, foi contemplada com um lote no assentamento Estância Velha, onde trabalham com pecuária familiar e lida campeira. É sócia fundadora do CTG Nativos do Rio Negro e sempre participou dos desfiles, sendo incentivadora e motivadora do cultivo as tradições gaúchas.

CTG Lagoa da Música  – José Carlos Azambuja

Nasceu na localidade do Baú, em Pinheiro Machado, em 28/3/1954. Ainda pequeno foi morar na Serra da Hulha. Depois de adulto iniciou a vida profissional no frigorífico Bordon e, posteriormente, tornou-se campeiro nos campos da Fepagro onde atuou por mais de 30 anos. Em 1980, tio Zeca, como é conhecido, casou-se com Marília e teve dois filhos, Larissa e Leandro.

CTG Herdeiros do Sepé – João Vladimir da Silva Outeiro

Nasceu no dia 14/12/1973 na cidade gaúcha de Seberi. Inspirado pelos exemplos do pai, “Nego” como é conhecido, desde pequeno teve a bombacha como vestimenta. Aos 12 anos foi patrão do CTG Crioulos da Querência, em Jaboticaba e em 1999 casou-se com Valnice de Lima Outeiro. Após decidiu mudar e chegou na região. É sócio fundador do CTG Herdeiros do Sepé e passou para os filhos o amor pela tradição.

CTG Vento Xucro – Rogério Ritta de Ritta

Nasceu em Bagé em 3/4/1992 e foi trazido para morar na Serra da Hulha. Desde a infância ajudou os pais nos afazeres do campo e na criação de gado, cavalos e ovelhas. Após a adolescência foi morar na Sede da Hulha e trabalhar no frigorífico Pampeano. Casado com Jéssica Fernandes, é pai da pequena Manuela. Faz parte do CTG Vento Xucro desde piá. Com o passar dos anos se tornou mais participativo na entidade e hoje faz parte da patronagem, ocupando o cargo de 2º capataz.

PTG Tropeiros de Liberdade  – Fabrício Garcia Ferreira

Natural de Aceguá, Fabrício é casado com Elenara Gonçalves e pai dos pequenos Davi e Paola. Morador do assentamento Missões Alto Uruguai, não possui em sua genealogia, adeptos do tradicionalismo, porém desde pequeno despertou em si o apego pelos cavalos, raízes culturais, costumes e tradições. Em 2014 tornou-se sócio fundador da entidade, sendo designado sota capataz.

PTG Chácara dos Quero-Queros – Fábio Malaguez

Nascido em 15/10/1973, filho de Adão Garcai e Neusa Malaguez. É casado com Maria Raquel Garcia e tem dois filhos, Nathalia e Bernardo. Participou do primeiro desfile tradicionalista, organizado pela senhora Loiracy e depois começou a participar do então PTG Lagoa da Música. É sócio fundador do CTG vento Xucro e atualmente participa do PTG Chácara dos Quero-Quero.

Comentários do Facebook