ECONOMIA

Três cidades da região recebem audiências públicas da Votorantim Metais

Nos encontros, promovidos nesta semana, foi apresentado o projeto Caçapava do Sul, primeiro empreendimento da companhia no RS

Em Bagé, cerca de 700 pessoas participaram do encontro

Em Bagé, cerca de 700 pessoas participaram do encontro Foto: Clleber Passus

A Votorantim Metais realizou audiências públicas nas cidades de Santana da Boa Vista, no dia 22 de novembro, Bagé, 23, e Pinheiro Machado, 24. Os três encontros contaram com a participação de mais de 1,5 mil pessoas. Em julho, foram quase 1,6 mil participantes nas audiências realizadas em Minas do Camaquã e em Caçapava do Sul. Participaram autoridades e lideranças municipais, estaduais, comunidades da região, produtores locais, professores e estudantes de universidades.

A empresa apresentou o projeto Caçapava do Sul, primeiro empreendimento da companhia no Rio Grande do Sul, que prevê lavra de zinco, cobre e chumbo, no distrito de Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul. De acordo com a empresa, não serão utilizadas barragens para rejeitos ou água, não haverá qualquer tipo de descarte no rio Camaquã e toda a água utilizada será tratada e reaproveitada. No pico da obra de instalação deverão ser gerados cerca de 1,5 mil empregos. E a previsão é de 450 postos fixos de trabalho para a operação do empreendimento. O investimento inicial será de R$ 371 milhões, pode chegar a R$ 451 milhões.

O projeto está em fase de Licenciamento Prévio (LP). Os volumes do EIA-Rima estão disponíveis para download no site do projeto (http://projetocacapavadosul.com.br/).

Em sua explanação na abertura dos trabalhos em Pinheiro Machado, o gerente geral de Exploração Mineral da Votorantim Metais, Lúcio Molinari, destacou a importância da mineração na vida das pessoas. “Os metais são utilizados em tratamento de doenças graves, em aparelhos de raio X, nos nossos celulares, nos equipamentos eletrônicos, baterias de veículos, entre outros. A sociedade necessita dos metais, que fazem parte do nosso dia a dia”, reforçou.

Após as apresentações do projeto Caçapava do Sul, do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima), a Fepam abriu espaço para os questionamentos.

CONTRÁRIOS – Um abaixo-assinado online contrário ao empreendimento foi organizado e deverá ser entregue ao Ministério Público Federal (MPF). No documento os organizadores assinalam sua contrariedade. “Um grupo de residentes na Bacia do Rio Camaquã, no Rio Grande do Sul, se posiciona contra o estabelecimento de uma Usina de Chumbo e Zinco, a céu aberto, que a Mineração Santa Maria (Votorantim Metais) quer explorar. Tal empreendimento causará danos ao meio ambiente e prejudicará as gerações vindouras de habitantes da região”, assinala o texto de abertura do abaixo-assinado, que está postado no site especializado neste tipo de ação, o change.org.

Também, um grupo de moradores da região das Palmas, em Bagé, com apoio de vereadores da cidade, já realizou dois encontros na câmara bageense no sentido de encaminhar ações contrárias a instalação do empreendimento.

Comentários do Facebook