SICREDI

Tribuna do Pampa participa de formação sobre cooperativismo

Comunicadores do RS e SC estiveram reunidos durante dois dias em Porto Alegre e Nova Petrópolis

Grupo com cerca de 60 comunicadores teve contato com a história  e os conceitos do cooperativismo

Grupo com cerca de 60 comunicadores teve contato com a história
e os conceitos do cooperativismo10 Foto: Divulgação TP

Um grupo de aproximadamente 60 comunicadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina esteve reunido no último fim de semana para participarem de um curso de formação promovido pelo Sistema Sicredi nos dois estados, que reúne 42 cooperativas de crédito. A região do Sicredi Fronteira Sul esteve representada pelo diretor e editor do jornal Tribuna do Pampa, jornalista João André Lehr e por um representante do jornal Diário da Manhã, de Pelotas.

Sob o título ‘Formação de Educação Cooperativa para Comunicadores’, o curso, que está em sua terceira edição, teve início na tarde de sexta-feira (4), na sede da Central Sicredi Sul-Sudeste, em Porto Alegre, quando os jornalistas assistiram a uma palestra sobre Educação Financeira, ministrada pela consultora de programas de relacionamento da Sicredi Central, Fernanda Chidem da Costa.

Ainda na sexta, o grupo – conduzido carinhosamente pela organizadora do evento Mirela Lopes Truda e por Kátya Desessards (ambas assessoras da Relação com Formador de Opinião, Comunicação e Programas de Relacionamento do Sicredi Central Sul-Sudeste) -, rumou para a cidade serrana de Nova Petrópolis (cerca de 100km de Porto Alegre), que é a Capital Nacional do Cooperativismo e considerada o berço do cooperativismo de crédito no Brasil. Logo na manhã de sábado (5), em explanação com direito a tour, conduzida pelo presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt, o grupo pode conhecer a história do surgimento da primeira cooperativa de crédito do país, fundada em 1902, na Linha Imperial, no interior de Nova Petrópolis, pelo padre suíço Theodor Amstadt.

Ainda durante o dia, os jornalistas puderam conhecer o cooperativismo de forma mais aprofundada e sobre vários aspectos, dentre eles, os valores e a missão, com palestras proferidas pelo diretor executivo do Sicredi Central Sul-Sudeste, Gerson Ricardo Seefeld e pelo vice-presidente do Sicredi Central, Márcio Port. “Além da bela recepção que tivemos, pudemos nos dois dias adquirir conhecimentos sobre a importância do cooperativismo para o mundo e para o Brasil. Foi uma importante experiência e que aprofundou o meu conceito de cooperativismo, ao ponto de me convencer sobre a fundamental experiência de cooperar para um mundo melhor”, assinalou o diretor e editor do TP, João André Lehr, ao fim do curso. O diretor também fez questão de agradecer ao convite para participar do curso, feito pelo assessor de Comunicação do Sicredi Fronteira Sul, Eduardo Botelho.

Para o vice-presidente Márcio Port, essa é uma oportunidade em levar conhecimento aos formadores de opinião. “É investir numa relação direta e transparente com a imprensa e entidades. E também cumprimos nossa missão, pois o papel de uma cooperativa é dar voz às pessoas que representa, e a imprensa faz parte desse processo de comunicação, interação e de debate com a sociedade”, resume ele.

Comentários do Facebook