ENSINO SUPERIOR

Unipampa oferta mais de 3 mil vagas em graduações

A partir desta terça-feira (22), os estudantes podem concorrer a uma das 3.240 vagas de gra­duação oferecidas pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A instituição oferece 66 opções de cursos.

No Campus Alegrete, além do curso de Ciências da Computação, são oferecidas seis engenharias: Agrícola, Civil, de Software, de Tele­comunicações, Elétrica e Mecânica. O local conta com Restaurante Universitário (RU) e laboratórios altamente. De acordo com o diretor do Campus Alegrete, Roberlaine Jorge, um dos diferenciais da unidade é a internacionalização, já que vários cursos recebem alunos e professores de diversos continentes. Jorge também ressalta que as gradua­ções têm tido um excelente desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).

O Campus Bagé também conta com ba­charelados em engenharias, e oferece uma gama grande de licenciaturas. No total são 11 cursos, sendo eles: Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Energia; Engenharia de Produção; Engenharia Química; Física, Letras – Línguas Adicionais Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas; Letras – Português e Literaturas de Lín­gua Portuguesa; Matemática; Música; e Química.

No Campus Caçapava do Sul são oferecidas cinco graduações: Licenciatura em Ciências Exatas; Engenharia Ambiental e Sanitária; Geofísica; Geolo­gia e Tecnólogo em Mineração. Segundo a diretora do Campus, Aline Balladares, os cursos da área das geociências foram disponibilizados no local em função da cidade de Caçapava do Sul ser a capital gaúcha da geodiversidade, pois município detém a maior diversidade do estado de rochas, fósseis, paisagens, minérios e minerais. Balladares também explica que um dos diferenciais do Campus é o curso de Tecnólogo em Mineração, pioneiro no Brasil.

Sisu abre inscrições nesta terça (22)

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu inscrições nesta terça-feira (22) e traz novidades. Nesta edição, são mais de 235,4 mil vagas distribu­ídas em 129 universidades públicas de todo o país. Logo na inscrição é possível escolher até duas op­ções de cursos. A lista das vagas pode ser consultada no site www.sisu.mec.gov.br.

A principal novidade deste ano é que os es­tudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram sele­cionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

Com o resultado do Enem disponível desde sexta-feira (18), analistas aconselham os candida­tos a pesquisar desde já as notas de corte de anos anteriores do curso e da instituição onde desejam ingressar. Além disso, devem verificar se têm possi­bilidade de estudar em outra cidade, qual o custo de vida e quais as possibilidade de emprego que esse local pode oferecer após formado.

Comentários do Facebook