SAÚDE

Uso de óculos 3D faz sucesso durante vacinação em Candiota

O pequeno Ariel, de 3 aninhos, ameaçou um chorinho, mas logo se distraiu com a novidade Foto: J.André TP

Nove entre 10 crianças que faziam a vacina contra a gripe choravam. Esta era mais ou menos a estatística em Candiota durante as campanhas de vacinação.

Os números praticamente se inverteram neste sábado (4) – Dia D Nacional da vacina contra a gripe influenza. Poucas foram as crianças que choraram durante o procedimento. O ‘milagre’ foi conseguido graças ao uso de óculos 3D adquiridos pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde.

Adriano e Gil Deison mostraram a novidade na sexta (3) Foto: Reprodução TP

Na sexta-feira (3), o prefeito Adriano dos Santos e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Gil Deison Pereira, já haviam anunciado a novidade pelas redes sociais, quando gravaram um vídeo e um storie sobre o equipamento que seria utilizado neste sábado. A ideia do uso do óculos 3D foi compartilhada como uma experiência exitosa durante recente encontro estadual de saúde em Bento Gonçalves. Imediatamente foi absorvida pela equipe da Prefeitura de Candiota, que participou do evento. “Essa é mais uma medida de humanização do nosso atendimento de saúde”, salientou o prefeito.

Segundo a enfermeira e vacinadora Cláudia Pereira, que atuou durante todo o dia na Unidade de Saúde da Vila Residencial, o sucesso foi total entre as crianças e os profissionais. “Facilitou muito o nosso trabalho, além da criança ficar tranquila, sem o estresse que o procedimento sempre gerava”, disse.

No óculos vai acoplado um aparelho celular, que roda um filminho ou desenho animado. Durante a distração da criança, a vacina é feita sem trauma. “Fez toda a diferença”, analisou a agente de saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carmem Pagalday.

O Dia D terminou às 17h, porém as unidades de saúde de todo o Brasil seguem, a partir de segunda-feira (6), vacinando as pessoas que compõem os grupos prioritários.

Confira a cobertura completa da vacinação em toda a região no jornal impresso de terça-feira (7) e posteriormente aqui no site.

 

* Atualizada com correções às 18h18

Comentários do Facebook