QUESTÃO ENERGÉTICA

Após sincronismo com o Sistema Interligado Nacional, UTE Pampa Sul deve entrar em operação no final de junho

Atividade marca o início da operação do turbogerador e geração de energia pela Usina

Atividade foi realizada a partir da sala de comando da UTE Pampa Sul Foto: Simôni Costa/Especial TP

A UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) concretizou nesta terça-feira (21), às 11h05, uma grande etapa do em­preendimento: o primeiro sincronismo com o Siste­ma Interligado Nacional (SIN), atividade que repre­senta o início da operação em testes com geração de energia para o SIN.

O gerente da obra da UTE Pampa Sul, Luiz Torres, explica que, no início de maio, a caldeira da Usina foi acesa per­mitindo que uma série de testes funcionais fossem executados, entre eles, o sincronismo. A partir de agora, dados sobre o desempenho da Usina ob­tidos durante os testes em carga, serão apresentados para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Ane­el) para que, em conjunto com a obtenção da Licença de Operação (LO) jun­to ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Reno­váveis (Ibama), prevista para o mês de junho, seja possível a Declaração de Operação Comercial da UTE Pampa Sul.

A sincronização foi acompanhada pela equipe de implantação e operação da Usina Foto: Simôni Costa/Especial TP

“Ainda temos mui­tos desafios a vencer, mas concretizamos uma grande etapa do projeto com o sincronismo. Ainda será necessário realizar outra série de testes de per­formance que garantirão que a UTE Pampa Sul opere com a potência, taxa de eficiência e níveis de emissões atmosféricas conforme especificado no projeto”, destaca Torres.

Segundo o diretor de Geração da Engie Bra­sil Energia, José Laydner, em entrevista ao Jornal do Comércio, a entrada em operação comercial da planta está prevista para o final de junho deste ano.

Atualizada conforme edição impressa desta sexta-feira (24). 

Comentários do Facebook