SAÚDE

Vacina contra a gripe já está disponível para idosos e profissionais da saúde

Pedras Altas e Pinheiro Machado iniciaram a Campanha Nacional de Vacinação na segunda-feira (23); Hulha Negra, nesta terça-feira (24) e Candiota a partir de quarta-feira (25)

Em Pinheiro Machado, 500 pessoas foram imunizadas no primeiro dia Foto: Divulgação TP

O Ministério da Saúde ini­ciou nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacio­nal de Vacinação contra a Gripe. Na primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e traba­lhadores da área da saúde. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferen­tes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campa­nha – de abril para março – para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá au­xiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus – já que os sintomas são parecidos.

Além disso, estudos apon­tam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

A etapa seguinte da cam­panha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profis­sionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioedu­cativas e população privada de liberdade.

Para viabilizar a cam­panha, o Ministério da Saúde investiu R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina. Até o momento, a pasta enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o final de março. A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no he­misfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

CANDIOTA Na Capital do Carvão, devido ao feriado de aniversário de emancipação do município, a campanha tem início na quarta-feira (25) nas Unida­des Básicas de Saúde (UBS). O período de vacinação acontece diariamente das 8h às 15h e as equipes organizarão a entrada das pessoas para evitar aglomerações. Apenas na Vila Residencial e no assentamento da Oito de Agosto as agendas serão específicas.

Em relação aos pacientes acamados, a vacina será aplicada em casa pela equipe de saúde do município. Para isso, é necessário ligar para o posto. No primeiro dia de vacinação uma força-tarefa atuará diretamente no Centro do Idoso com hora marcada.

HULHA NEGRA No município, a vacinação vai acontecer a partir desta terça-feira (24) no Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais). A dinâmica adota­da pela Secretaria de Saúde para evitar aglomerações foi estabe­lecer um cronograma por ordem alfabética.

No dia 24, idosos com nomes iniciados em A, B, C, D e E; no dia 25: F, G, H, I e J; no dia 26: K, L, M, N e O; no dia 27: P, Q, R, S e T; no dia 30: U, V, W, X, Y, Z e profissionais da área da saúde.

PEDRAS ALTAS A Prefeitura de Pedras Altas, através da Se­cretaria de Saúde, informou que todos os idosos serão vacinados em casa. “Para sua segurança, estamos seguindo a orienta­ção para evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por conta da epidemia do coronavírus”, justifica o anúncio de início da campanha.

Conforme informado, as equipes passarão nas residências de todos os idosos com 60 anos ou mais que moram na zona urbana, Assentamento Regina e no Arroio Mau. A Secretaria de Saúde divulgará os locais onde estará atuando diariamente.

PINHEIRO MACHADO Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, as equipes estarão em dois locais distintos durante todo o período da campanha. No ginásio municipal, recebem a vacina os atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Zona Leste, Zona Sul e Interior. Na Academia da Saúde, os da Zona Norte.

Conforme divulgado pela Prefeitura de Pinheiro Ma­chado, através da Secretaria de Saúde e Ação Social, as equipes foram ampliadas para dar agili­dade ao trabalho e também evitar filas. A espera ocorrerá nas áreas externas, deixando os pacientes ao ar livre e com indicações para manter as distâncias recomenda­das pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção receberão a vacina em casa e a ação será realizada por uma equipe móvel já nos próxi­mos dias.

Em Pinheiro Machado, as 500 doses da vacina disponi­bilizadas pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) já se esgotaram. Conforme informado, uma nova remessa deve chegar até a quinta-feira (26) para a continuação da campanha.

Comentários do Facebook