SAÚDE

Vacinas HPV para meninas e meninos estão disponíveis em toda região

 A coordenadora do Posto Camilo Gomes, Josiane Palomeque, a coordenadora das imunizações, Tatiana Miranda e o coordenador geral de enfermagem do município, Nelson de Lima Gonçalves fazem um chamamento da população para a vacinação do HPV

A coordenadora do Posto Camilo Gomes, Josiane Palomeque, a coordenadora das imunizações, Tatiana Miranda e o coordenador geral de enfermagem do município, Nelson de Lima Gonçalves fazem um chamamento da população para a vacinação do HPV Foto: Sérgio Galvani/Especial TP

As unidades de saúde da região iniciaram na terça-feira (3), a vacinação contra o papiloma vírus humano, o HPV, com algumas mudanças, segundo o novo calendário nacional de vacinações para o ano de 2017, determinado pelo Ministério da Saúde, através da nota informativa de número 311 de 2016.

A coordenadora das imunizações da Secretaria da Saúde e Atenção à pessoa com deficiência, a enfermeira Tatiana Miranda, explica que a vacina do HPV será distribuída gratuitamente a partir deste ano para meninas de nove a 14 anos e para meninos de 12 e 13 anos.

A coordenadora também afirma que até 2020 a faixa etária será ampliada gradativamente para meninos a partir de nove anos de idade. A imunização será feita em duas doses, com intervalo de seis meses, e está disponível em todas as unidades de saúde da regional.

Tatiana alerta que este momento é importante para fazer um chamamento dos pais e responsáveis por estes adolescentes para procurarem o posto de saúde mais próximo de casa para realização da vacina.

A enfermeira destaca que ações estratégicas para garantir uma melhor cobertura serão adotadas, uma delas é estender a vacinação do HPV às escolas, assim que iniciarem as aulas. “Todas as unidades estão com profissionais capacitados e vacinadores disponíveis para que se ultrapasse a meta de 95% de imunização para a região”, declara Tatiana.

Outra novidade que será colocada em prática este ano e que  facilitará a ação dos agentes de saúde, é a utilização do cartão controle, em que terão acesso todas as vacinas que serão necessárias, as faixas etárias e as datas durante as visitas domiciliares, orientando e sensibilizando a população da importância e efetivação.

O coordenador adjunto da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, Carlos Magno Cesarino, diz que o objetivo da vacinação para a população do sexo masculino é prevenir e reduzir, por serem transmissores do vírus para as parceiras, a incidência do câncer do colo de útero e vulva nas mulheres e também o câncer de pênis nos homens, assim como o de boca, orofaringe e verrugas genitais em ambos os sexos.

Cesarino garante que as vacinas que vieram dentro do Programa Nacional de Imunizações, por determinação do Ministério da Saúde já foram distribuídas conforme os números populacionais da região que, além de Bagé,  cobre as cidades de Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul.

Comentários do Facebook