RURAL

Vinhedo Pedras Altas: o foco na qualidade e produção diferenciada

Vinhedo Pedras Altas surgiu em 2003 e está distribuído em 9 hectares de terra que apresentam muito potencial na área Foto: Divulgação TP

O Vinhedo Pedras Altas, localizado no Paralelo 32 do extremo Sul do Brasil, mais precisamente no município que leva seu mesmo nome – Pedras Altas -, teve início a partir do objetivo de diversificar a atividade produtiva da propriedade, em 2003. No mesmo período de processo de emancipação de Pedras Altas, o município procurou novos potenciais, descobrindo a Vitivinicultura através de um trabalho da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que apontava a região como preferencial para produção.

Bastante conhecido na região, o vinhedo distribuído em 9 hectares de terra, já produz uvas nas seguintes variedades: Cabernet Sauvignon, Merlot, PinotNoire Tannat, chegando a uma média de 70 toneladas. Ao Tribuna do Pampa, Paula Hofmeister, uma das proprietárias do local ao lado da família e sócios, disse que os resultados atuais confirmam o que já dizia Assis Brasil no início do século passado, em 1898 em seu livro Cultura dos Campos, que Pedras Altas era especial para a produção de uvas viníferas.

Família Hofmeister também trabalha com área de pecuária e agricultura

Segundo Paula, o projeto foi iniciado com a implantação do vinhedo, um lugar perfeito com leve inclinação norte (todas as linhas orientadas no sentido norte-sul, atingindo o maior potencial de insolação), solo granítico (com afloramentos de rochas originando um terreno de fácil drenagem natural) ao lado do Castelo Assis Brasil, com terroir ímpar no paralelo 31, altitude de 370 metros, verões secos e ensolarados, grande amplitude térmica (dias quentes e noites frias) e invernos rigorosos. “Nossa ideia sempre foi a de produzir o melhor do vinho do Brasil. Com certeza, para este desafio, seria fundamental a região de nosso país que reunisse as condições ideais para produzir uma uva para este propósito. Nossa convicção é de que temos um diferencial em nossa região, pois os fatores naturais aliados às oportunidades climáticas nos proporcionam produzir um produto único, diferenciado, o nosso vinho, um legítimo terroir”, frisou Paula.

Paula diz que o vinho é a coroação do trabalho

TRAJETÓRIA – Conforme repassou a produtora ao TP, o projeto teve início com 10 hectares de uvas nas qualidades Cabernet Sauvignon e Merlot, sendo em 2009 realizada a primeira vinificação própria com uvas Merlot e uma segunda experiência em 2011. Em 2014 foi feita uma reenxertia de um hectare de PinotNoir sobre Cabernet Sauvignon. Em 2018, uma excelente safra proporcionou a vinificação das três uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot e PinotNoir. Já em 2019 foi reenxertado um hectare de Tannat encima de Merlot. “Nossa política é sempre vinificarmos somente as grandes safras produzindo pequenas quantidades de garrafas – aproximadamente de 3 a 5 mil garrafas – focando em vinhos de qualidade diferenciada”, explicou Hofmeister.
Quanto às uvas não vinificadas, Paula explicou serem entregues a vinícolas parceiras da Serra Gaúcha. “Não temos vinícola própria, ainda é um sonho a instalação de algo nosso. O empreendimento propicia geração de emprego e renda para região, com empregos efetivos e eventuais dependendo da época do ano. Nossa maior época de demanda é na colheita, onde o vinhedo chega a ter 30 pessoas trabalhando”, destacou.

Vinho foi algo sempre sonhado pela família Hofmeister

O VINHO – Quando questionada sobre o que o vinhedo e, especialmente o vinho representam para a família Hofmeister, Paula diz que o vinho foi algo sempre sonhado. “A questão do vinho é algo que sempre sonhamos, desde o início da consolidação do vinhedo, ainda mais sabendo de todo o potencial que temos. O retorno dos parceiros que compram a uva sempre foi muito bom, tendo a certeza da qualidade. Eu costumo dizer que o vinho é a coroação de todo o nosso trabalho, temos um produto com a nossa marca, a nossa uva e ali está todo o trabalho e dedicação de um ano inteiro de carinho com as parreiras. Mais satisfatório que tudo isso são as mensagens que recebemos, seja de amigos, familiares e críticos de vinhos comprovando a qualidade e potencial do nosso vinhedo”, ressalta.

CONTATOS – A história e trajetória do Vinhedo Pedras Altas pode ser acessada através do site lançado no mês de setembro pelo endereço vinhedopedrasaltas.com.br e pelas redes sociais, no Instagram (@vinhedo_pedras_altas) e no Facebook (Vinhedos Pedras Altas).
Os vinhos Pedras Altas estão disponíveis para vendas no próprio município, assim como Pinheiro Machado, Bagé, Pelotas e Porto Alegre. Ainda, para todo o país através dos sites Vinhos & Sabores, Sociedade da Mesa e Pinot Experience.

Comentários do Facebook