ELEIÇÕES 2024

23 candidatos e candidatas disputam 10 prefeituras da região

São mais de 550 pedidos de registro para a vereança. O PT é o partido que mais tem candidaturas à Prefeitura

Esta sexta-feira (16) é a data oficial em que inicia o período eleitoral, que se estende até o dia 6 de outubro próximo – data da eleição para o primeiro turno. Para cidades com mais de 200 mil eleitores – aqui próximo, somente Pelotas tem essa condição -, pode haver segundo turno, caso nenhum candidato alcance 50% mais um voto.

Em 10 municípios que estão sob a influência do TP (Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Herval, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini), serão 23 candidatos e candidatas à Prefeitura. Para as câmaras de vereadores e vereadoras, até o fechamento desta edição, por volta das 17h desta quinta-feira (15) e o prazo de registro se encerrava à meia-noite, estavam com pedido de registros nestas 10 cidades, 551 candidaturas, sendo que Bagé lidera com 172 pedidos e Pedras Altas é que tem menos com apenas 21 concorrentes.

O partido com maior número de concorrentes na região é o PT, com cinco candidaturas a prefeito (Aceguá, Bagé, Candiota, Hulha Negra e Pedras Altas) duas a vices (Aceguá e Pedras Altas). O MDB tem três candidatos a prefeito (Candiota, Dom Pedrito e Piratini) uma candidatura a vice (Pinheiro). O PDT concorre a três prefeituras (Bagé, Hulha e Pinheiro) duas a vice (Bagé e Candiota). O PL, que na última eleição não concorreu em nenhuma cidade da região e a partir de 2022 se espalhou pelo Brasil e na região não foi diferente em função do efeito Bolsonaro, terá três candidaturas a Prefeitura (Bagé, Hulha e Pedras) e duas a vice (Hulha e Pedras). O PP tem duas candidaturas à Prefeitura (Dom Pedrito e Pedras) e uma a vice (Bagé). Os tucanos concorrem à Prefeitura em uma cidade (Aceguá) e duas a vice (Candiota e Pinheiro). Por fim, o Podemos tem duas candidaturas a vice (Aceguá e Bagé).

O candidato a prefeito mais jovem deste pleito na região é Douglas Rafael Duarte, com 34 anos, de Piratini, e o candidato mais velho é Quintiliano Vieira, de Dom Pedrito, com 78 anos.

Confira a seguir, as candidaturas em cada município, em dados extraídos, inclusive os nomes que aparecerão na urna, da plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), DivulgaCandConta (divulgacandcontas.tse.jus.br):

Aceguá vai escolher entre Peti e Glécio

Álvaro Meira, Mainardi e Roberta Mércio concorrem em Bagé

Dom Pedrito faz a escolha entre Guiga e Quintiliano

Adriano, Darlan e Folador se enfrentam em Candiota

Herval terá disputa entre Celso Silveira e Jackson

Tanira, Campani e Beto concorrem em Hulha Negra

Renan Delabary e Sávio Silveira querem ser prefeito de Lavras a partir de 2025

Volnei e Veca disputam a Prefeitura de Pedras Altas

Ronaldo e Danubio repetem a disputa da eleição suplementar

Pedro Stein, Márcio Porto e Douglas Rafael vão disputar a Prefeitura de Piratini

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook