FESTA REGIONAL

25ª Festa do Colono também não será realizada em 2022

Ginásio municipal, local da festividade, está sendo utilizado para atividades esportivas na parte interna e área externa abriga materiais e serve de estacionamento Foto: Silvana Antunes TP

A maior festa de Hulha Negra, a Festa do Colono, que costuma reunir público de toda região no ginásio municipal, por mais um ano não será realizada. A pandemia de Covid-19 cancelou o evento que estava sendo organizado em 2020 com o fechamento do comércio e proibição de eventos em março de 2020, e suspendeu em 2021 pelos índices de contaminação da doença. Hoje, a área destinada aos estandes e maquinários, continua sendo utilizada para depósito de materiais e estacionamento de veículos.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, o prefeito Renato Machado lamenta a festividade não ser realizada pelo terceiro ano consecutivo, mas recorda ser necessário além de muita organização, ter cuidado com a saúde. “É uma festa que requer bastante tempo de organização. Termina uma festa e logo o vice-prefeito Igor Canto, presidente da comissão, já inicia a organização da próxima. Como não aconteceu nos dois últimos anos e a pandemia ainda está com algumas restrições, não existe a possibilidade de realização da festa em um curto espaço de tempo”, afirmou.

O gestor, por outro lado, está otimista para que a 25ª edição do evento seja realizada em 2023. “Como tudo se encaminha para o fim da pandemia, até mesmo em função das vacinas e a desobrigatoriedade do uso de máscara em local aberto, estamos esperançosos para que a festa possa ser realizada em 2023. Aprendemos, com dor, a sobreviver e viver com a pandemia, agora temos que ver como sair dela”, destacou Renato.

ÚLTIMA FESTA – O último evento, marcado pela gastronomia típica, shows e exposições, ocorreu pela última vez em 2019, na 24ª edição, reunindo cerca de 15 mil pessoas no ginásio municipal. A Corte de Soberanas foi composta por Vitória Rampelloto (rainha), Bruna da Silva (1ª princesa) e Paula Morgana Wagner (2ª princesa).

MÁSCARA – O governo do Rio Grande do Sul liberou a máscara em locais abertos e alguns municípios já liberaram também em ambientes fechados. Em Hulha Negra a Festa do Colono foi cancelada mais uma vez em razão das incertezas da pandemia e máscara continua sendo obrigatória em ambientes fechados. Conforme o prefeito Renato, não há previsão de liberação da proteção. “A porta da frente da Prefeitura foi aberta no dia 21 de março após quase dois anos fechada. Não liberamos a máscara em locais fechados e ainda nem temos previsão de quando isso irá ocorrer. Estão sendo analisados os decretos, índices de contaminados para depois tomar alguma medida”, explicou.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook