RURAL

3ª Gira da Soja promoveu integração entre lavoureiros em Pedras Altas

Durante a programação, cinco lavouras de soja foram visitadas Foto: Divulgação TP

O Sindicato Rural de Pedras Altas promoveu, na última quinta-feira (12), a terceira edição da Gira da Soja. O evento, que reuniu aproximadamente 100 participantes, contou com visitas em propriedades rurais, palestra técnica e inauguração da unidade local da empresa Puro Grão.

Para o Tribuna do Pampa, a vice-presidente da entidade que representa os lavoureiros e pecuaristas da Cidade do Castelo contou sobre a atividade que visa aproximar a categoria e trocar ideias. “Vimos amostra de variedades de cultivares, diferentes formas de aplicação de inoculantes, maneiras de plantar em diferentes palhadas – destacando sempre que uma boa palhada faz a diferença no momento da seca”, disse Luciane Silveira.

Ainda segundo ela, o público teve a oportunidade de visitar lavouras com agricultura de precisão, aplicação de gesso e correção de solo. “Também visitamos lavouras irrigadas por pivô onde a maior dificuldade é a energia elétrica deficitária daqui. Enfrentamos esse problema de que toda a demanda contratada não chega na propriedade”, destacou.

Entre os pontos altos da atividade que durou os três turnos, a representante do Sindicato Rural destacou a palestra com o tema “Perspectivas para o mercado da soja”, com Eduardo Sanchez, da FC Stone Consultoria, a apresentação sobre o trabalho da Casa Rural, com Luciano Gonçalves, e a divulgação de cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), com Giovane Bolzoni. “Outro momento importante desta edição foi a visita até a unidade de recebimento de grãos da empresa Puro Grão, que está se instalando no município de Pedras Altas, na localidade do São Diogo, que sem dúvida é um progresso para a região”, destacou Luciane.

Questionada sobre a situação das propriedades rurais em decorrência da estiagem que assola todo o Rio Grande do Sul, a vice-presidente lamentou o atual cenário e comentou sobre a situação de Pedras Altas. “Realmente o momento é muito complicado. No mês de fevereiro, por exemplo, tivemos ocorrência de chuva em apenas um dia e 30 milímetros de acumulado. Com isso também foi possível conseguir ver, durante as visitas, quais variedades de soja melhor se adaptam na região e o que podemos aplicar na nossa realidade”, afirmou a vice-presidente – que agradeceu a participação do público mesmo diante de um calor de 30 graus, dos patrocinadores e da Prefeitura de Pedras Altas.

O público lotou o salão do Lago Azul para assistir palestra sobre o tema Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook