RELIGIÃO

62ª Festa de São José transcorre por programação virtual em Hulha Negra

Padroeiro da cidade é homenageado no dia 19 de março, feriado municipal

Freis Rinaldo Matter Eberle e Tiago Frey convidam a comunidade a acompanhar também a transmissão da missa festiva Foto: Divulgação TP

Esta sexta-feira (19), foi feriado municipal em Hulha Negra. A data presta homenagem ao padroeiro da cidade, São José. A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus impediu a tradicional programação religiosa presencial e a festiva, com almoço, bingo, jogos e uma procissão motorizada.

A data, que este ano as comemorações chegam a 62ª edição, porém, está sendo marcada por uma programação virtual. Uma missa foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Paróquia São José nesta sexta-feira às 19h e para o próximo domingo (21), está marcada para às 9h, uma missa festiva, também com transmissão ao vivo.

A paróquia tem a frente os freis Rinaldo Matter Eberle e Tiago Frey, que explicaram ao jornal que seguem o decreto do bispo Dom Cleonir para a homenagem ao padroeiro na 62ª Festa de São José, que tem como tema São José, pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento. “Dessa maneira, possamos diante da pandemia aumentar o nosso amor por São José e que diante das fraquezas, fragilidades e medos, São José possa interceder por cada um de nós. São José, rogai por nós!”, afirmaram os freis.

Eles também deixam uma mensagem sobre a data à comunidade hulhanegrense a respeito da data, prestando também uma homenagem aos profissionais da linha de frente da Covid-19. “São José foi um homem zeloso, amado, humilde, simples, dedicado, trabalhador e educador. Além do mais, neste ano de 2021, completam-se 150 anos que São José é padroeiro universal da Igreja Católica. Desta maneira, percebemos em São José um ser humano discreto e que passa despercebido, assim, durante este tempo da pandemia percebemos que várias pessoas e profissionais passam despercebidos diante de nós. Alguns destes profissionais são os seguintes: médicos, enfermeiros, pessoal da limpeza, pessoas que trabalham nos supermercados, transportadores, sacerdotes, irmãs religiosas, forças policiais e assim por diante… Pessoas que ao invés de semear a desesperança, semeiam para nós paciência e esperanças. Todos podem encontrar um amparo em São José e elevar seus olhos aos céus: para ser o seu guia diante das situações difíceis que enfrentamos diante da Pandemia do Covid-19”.

Os freis finalizam: “Nós, freis Rinaldo Matter Eberle e Tiago Frey, enviamos a bênção a todas as famílias pela intercessão de São José. Paz e bem”.

Comentários do Facebook