
As conferências acontecem com o intuito de debater melhorias para a saúde Foto: Joanes Araujo/Especial TP
A Prefeitura de Hulha Negra, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), que tem a frente atualmente, a presidente Maíra Ritta, realizou a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu na sexta-feira (12), na Câmara Municipal de Vereadores.
A conferência, que é realizada de quatro em quatro anos, teve como temática geral “Democracia e Saúde”, subdividida em eixos: Saúde como Direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde; e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade iniciou às 9h, com o hino nacional, a formação da mesa de abertura e a leitura da regulamentação da Conferência.
O secretário de Saúde de Hulha Negra, Volney Jorge, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da Conferência Municipal de Saúde para dar mais qualidade de vida e melhores condições a população hulhanegrense. “Eu quero agradecer por esse momento que é importantíssimo para nosso município. A conferência é um marco para a saúde do município, porque é aqui que nós vamos discutir onde é que estão nossos problemas, vamos elaborar propostas juntos, dentro da nossa realidade, para que a gente possa dar aos munícipes a saúde que eles merecem”, afirmou.
Para o prefeito Renato Machado, a participação da comunidade na conferência é de extrema importância. “A partir do momento em que a sociedade é chamada a participar do processo de formulação política e passa a acompanhar e fiscalizar sua execução, o sistema tende a aproximar-se das reais necessidades do cidadão brasileiro. Nesse sentido, essa conferência buscou discutir acerca da melhoria da saúde em Hulha Negra, com propostas que serão priorizadas pela nossa gestão. A saúde em nossa gestão está em primeiro lugar e com certeza nosso principal compromisso”, afirmou o gestor.
A conferência proporcionou aos participantes uma troca de experiência que será transformadora na prática do pensar em saúde, no conceito mais amplo da palavra. Ou seja, saúde como qualidade de vida. De acordo com a comissão organizadora, a participação da população hulhanegrense foi de grande valia – tornando a conferência democrática e significativa, pois todos os participantes permaneceram até o final, propuseram novas ideias, questionaram quando preciso e sugeriram novas ações para fortalecimento da atenção primária no município.
Através das conferências os usuários participam da formulação dos programas, estratégias e leis, pois os temas e as propostas levantados são levados às instancias maiores para reformulação em prol da melhoria dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os principais pontos discutidos sobre melhorias serão levados para a Conferência Estadual, que acontece em maio. Sucessivamente as sugestões também serão levadas para a Conferência Nacional, realizada no mês de julho.
É na etapa municipal que são eleitos os delegados que vão participar da etapa estadual, assim como serão formuladas as diretrizes para a saúde em três esferas, sendo elas: Estadual, do Distrito Federal e Nacional referentes ao tema e aos eixos temáticos. Na oportunidade, foram eleitos os delegados titulares: Maria Thomas, Rubia Lima, Amelinha Lopes da Silva, Maria Alceni Moreira de Souza e Everaldo de Almeida; e os suplentes: Flávio Plotzke, Nely Lacelotte e Hector Bastide.
A conferência contou com presenças do vice-prefeito municipal, Marco Igor Ballejo Canto, que lembrou o período em que esteve à frente da pasta, bem como de ações que devem ser realizadas, principalmente no interior do município; do chefe de gabinete do prefeito municipal, Elias Scoto Ritta, de representantes do Legislativo, moradores, representantes das associações, pastorais, igrejas e servidores da saúde.
O evento contou com a palestra do Conselheiro e Membro da Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde, Milton Brasil. As soberanas da 24ª edição da Festa do Colono de Hulha Negra estiveram no evento e já lançaram o convite para a maior festa da região, que ocorre em agosto.