Inicia nesta sexta-feira (13), a 6ª edição do Festival de Cervejas da Campanha. Além de contar com mais um dia na programação, que se estende até o domingo (15), a edição é temática ao dia de São Patrício – Saint Patrick’s Day, comemoração da cultura irlandesa, regada a muita cerveja do santo padroeiro da Irlanda.
O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) em conjunto com a Associação de Cervejeiros Artesanais da Fronteira (Acerf) e tem cunho beneficente, já que parte da renda arrecadada do evento é direcionada para uma entidade assistencial da Rainha da Fronteira.
O secretário municipal da SDI, Bayard Paschoa Pereira, destaca que, a cada edição, o evento demonstra o potencial deste novo Arranjo Produtivo Local (APL), representado pela gastronomia de rua e pelas cervejarias artesanais. “Temos a expectativa de que nos três dias de evento a publico supere os 10 mil, podendo alcançar os 15 mil visitantes”, comenta Bayard.
O prefeito Divaldo Lara comenta a importância da realização do evento para a cidade. “Eventos como o Festival de Cervejas fomentam a produção de cerveja artesanal, estimulando também a produção de cevada na região e, consequentemente, fortalecendo uma nova matriz produtiva de desenvolvimento. Assim como os outros eventos de rua proposto pela secretaria”, conta o gestor do município.
A cada edição, a Acerf faz convites especiais para algumas cervejarias de outras cidades participarem. Nesta edição, de acordo com o vice-presidente da associação, Francisco Bosco, serão dez cervejarias. “Teremos muitas surpresas acontecendo durante a programação do festival. As cervejarias serão as locais e de fora da cidade também participarão, a convite da Acerf”, diz. Já as apresentações musicais serão realizadas por bandas da cidade. “Temos o objetivo de valorizar os músicos bageenses”, conta Bosco.
Bayard destaca que a grande aceitação do público ao evento, que já se tornou parte do calendário oficial de atividades do município, deve-se ao crescimento do interesse popular pela cultura da cerveja artesanal e gastronomia de rua. O evento acontece no largo do Centro Administrativo de Bagé.