TRADICIONALISMO

9º Pago em Dança acontece neste domingo em Candiota

Evento acontece no CTG Candeeiro do Pago, na Vila Residencial Foto: Maria Leonora Lehr/Especial TP

Neste domingo (7), acontecerá a 9ª edição do Pago em Dança, evento realizado pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Candeeiro do Pago, localizado na Vila Residencial, em Candiota. A festividade conta com diversas apresentações, como de grupos de danças (invernadas), bem como de como solista vocal, pares de danças tradicionais e de salão, declamações de poesias e chula.

Conforme a coordenadora do Departamento Cultural da 18ª Região Tradicionalista (RT) em Candiota e do CTG, Valéria Munhóz, falou sobre o sentimento de retomar esta atividade após 2 anos de pandemia de Covid-19. “Fico muito feliz que nossa casa esteja novamente aberta para realizar este grandíssimo evento que a entidade já realiza há 9 anos. Estaremos recebendo em torno de 12 invernadas para suas performances, que vem não só de nossa região, mas também de vizinhas, como a 6ª RT e também a 21ª RT, o que deixa todos com muita alegria e de certa forma emoção por poder retomar este festejo”, disse Valéria.

A coordenadora ainda conta que estão trabalhando duro para acolher todos da melhor maneira possível e que ficam gratos por produzir este evento que é tão importante para o desenvolvimento da entidade.
A festividade será realizada durante todo o dia, a partir das 8h, sendo organizada por blocos espalhados pelos arredores do CTG para cada tipo de apresentação.

A divulgação dos resultados e a entrega dos troféus acontece após todos os concorrentes finalizarem suas apresentações e os blocos serem oficialmente encerrados.

A classificatória vai de 1⁰ a 3⁰ lugares, nas categorias mirim, juvenil e adulta. “Convidamos a população candiotense e as demais da região para prestigiar esta linda demonstração de amor pela cultura do Rio Grande do Sul”, finaliza Valéria.

Há inscrições homologadas das cidades de Bagé, São Gabriel, Santana do Livramento, Rio Grande, Dom Pedrito, Pinheiro Machado, Caçapava do Sul, Pelotas, Lavras do Sul e Candiota.

Comentários do Facebook