ESTIAGEM

Hulha Negra se mobiliza e decreta situação de emergência

Açudes estão praticamente secos na maioria das propriedades

Açudes estão praticamente secos na maioria das propriedades Foto: Divulgação TP

O pouco volume de chuvas registrado no município a partir de 1º de novembro de 2017 já ocasiona problemas de ordem econômicas. Hulha Negra decretou Situação de Emergência na segunda-feira (22), em razão dos prejuízos que se mostram, principalmente no interior do município nas áreas agrícolas e bacia leiteira.

No início da tarde da última quarta-feira (24), uma reunião no gabinete do prefeito Carlos Renato Machado, envolvendo as secretarias municipais, Emater e a Coordenadoria da Defesa Civil Regional, teve por finalidade dar início a um processo de levantamento de dados relativos aos problemas enfrentados pelas famílias hulhanegrenses para confirmação de dados junto ao governo e busca da homologação e auxílio ao município.

Segundo o prefeito, o município já enfrenta problemas pela falta de água em razão da cidade ser abastecida somente por poços artesianos e os açudes das propriedades já mostram uma baixa em razão da pouca precipitação. No decreto, datado da última segunda-feira (22), entre os pontos citados para a solicitação de emergência, como considerações está a estiagem, que agrava os efeitos gerados pela frustração da safra agrícola de verão, produção leiteira, consumo humano e água para o gado há pelo menos 70 dias. Também se destaca como consequência a redução nos níveis dos açudes, reservatórios e bebedouros, ocasionando escassez nas propriedades, o que ocasiona uma entrega de água potável em mais de 250 famílias nos sete dias da semana.

Conforme confirmam dados da Emater, assinados pelo engenheiro agrônomo Guilherme Zorzi, a estiagem está impactando a população da zona urbana e rural, visto um estudo dos últimos 27 anos mostrarem que a chuva do período chegou a apenas 38.4% do esperado, chegando meses a contabilizar apenas 20.5% de chuvas. O extensionista também aponta sérios prejuízos na bovinocultura do leite, soja, milho, sorgo e arroz, com produção e qualidade abaixo do esperado para o período, ocasionando sérias perdas para os produtores.

Até o fechamento desta edição, os coordenadores regionais da Defesa Civil, sargento Adão Roberto e major Rinaldo Castro, continuavam mobilizados com o responsável pela Defesa Civil de Hulha Negra, Héctor Bastide, secretários municipais e Emater na confecção e laudos que chegassem ao quantitativo de prejuízos.

Prefeito se reuniu com a Defesa Civil e secretários municipais

Prefeito se reuniu com a Defesa Civil e secretários municipais Foto: Silvana Antunes TP

 

Grupo teve dois dias de trabalhos intensos

Grupo teve dois dias de trabalhos intensos Foto: Silvana Antunes TP

Comentários do Facebook