
Ponte que foi inaugurada em 1935 poderá se tornar ponto histórico Foto: Divulgação TP
Será discutido e apreciado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 61/2018, protocolado nesta semana pelo deputado estadual Adilson Troca. A proposição reconhece como de relevante interesse cultural e turístico do Estado do Rio Grande do Sul a Ponte do Costa, situada na ERS-702, em Piratini.
A iniciativa contempla sugestão colhida em reuniões realizadas no município. Atualmente está sendo construída uma nova ponte para atender a população. A obra, assim como de outras lideranças, também era um desejo do deputado e a meta, agora, é garantir também a preservação da ponte antiga para explorar seu potencial turístico e histórico.
O deputado Adilson Troca preside a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. O órgão técnico realizou no ano passado uma audiência pública em Piratini para debater maneiras de fomentar o turismo na região, gerando empregos e renda.
HISTÓRICO – Para elaborar o projeto o deputado Adilson Troca contou com o apoio de João Manoel Ferreira, da Biblioteca Pública de Piratini. Ele levantou dados históricos que embasaram a justificativa do projeto.
A ponte foi inaugurada em 1935, durante os festejos do Centenário da Guerra dos Farrapos. As ferragens que sustentam a Ponte foram importadas dos Estados Unidos e França através do Porto de Rio Grande e transportados de trem até a estação de Pedro Osório e dali chegando em carretas, carroças e alguns poucos caminhões da época.
Desde então a ponte tem sido um dos principais acessos à Piratini. “Proteger a Ponte do Costa é preservar um valioso patrimônio cultural, tradicional e histórico para as futuras gerações”, avalia o deputado.
RITMO ACELERADO – Desde que o canteiro de obras foi instalado em dezembro de 2017, as obras na nova ponte do Costa seguem em ritmo acelerado. No mês de abril a reportagem do TP esteve acompanhando o desenvolvimento do trabalho que está sendo executado pela empresa Traçado Construções, que na época estava concluindo o trabalho de elaboração das bases e a construção das vigas de concreto. Ambas integram a chamada estrutura onde os motoristas trafegam e com isso pode-se perceber que a nova Ponte do Costa já está ganhando forma. Conforme a empresa responsável pela execução da obra, mais de 60% da obra já está concluída.
De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER), as obras que estão em excelente ritmo têm previsão de conclusão de 18 meses, no entanto, diante do trabalho que vem sendo executado o prazo poderá ser reduzido para 12 meses.
A nova ponte terá 159 metros e 8,5 metros de largura, além de possuir duas vias, diferente da tradicional. O Investimento é de R$ 6,3 milhões.

Nova ponte do Costa já está ganhando forma, com parte dos pilares já concluídos Foto: Divulgação TP