
Na oportunidade, as auditoras passaram conhecimentos técnicos Foto: Gislene Farion TP
Na semana passada, contadores que atuam nos municípios de Pinheiro Machado e Pedras Altas participaram de uma capacitação promovida pela Promotoria de Justiça de Pinheiro Machado. O treinamento técnico, ministrado por auditoras fiscais da Receita Federal, aconteceu na Câmara de Vereadores e visou qualificar profissionais para a captação de recursos através do Imposto de Renda.
Conforme explicou o promotor Adoniran Lemos Almeida Filho, a iniciativa busca receber doações para o Fundo da Criança e do Adolescente. “Todo mundo que paga Imposto de Renda pode destinar para ações no próprio município – pessoa física até 6% e pessoa jurídica até 3%. Para isso, o município tem uma série de regras e cadastros que precisa cumprir e o que nós fizemos foi tentar articular esses passos”, justificou a autoridade.

Contadores e profissionais que atuam na Fazenda participaram da oficina Foto: Gislene Farion TP
Ainda segundo o promotor, trata-se de uma alternativa diante da atual situação de crise financeira, principalmente no caso de Pinheiro Machado. “É uma tentativa de captar recursos de um local diferente – que não seja o próprio cofre. Diante disso, é importante ressaltar que o Ministério Público disponibilizou uma ferramenta e cabe agora aos municípios se organizarem para implementar de forma que obtenham os resultados”, pontuou Adoniran.
A capacitação foi ministrada pelas auditoras fiscais Mara Rosangela Colomby e Maria Inês Marcos através de um projeto da própria Receita Federal que oferece serviços educativos aos profissionais da área.