
Toda a área externa, assim como grades e forros, recebeu pintura Foto: Inaiê Bicca/Especial TP
Visando melhorias na infraestrutura, foi concluído nesta quinta-feira (14) o processo de revitalização da Unidade de Saúde Familiar (USF) Zona Norte de Pinheiro Machado. Com o roçado de todo o perímetro do posto, lavagem e pintura da área externa – incluindo paredes, forros e aberturas, a ação é a primeira de uma série que deve acontecer nos próximos meses para melhor atender os pinheirenses.
De acordo com o secretário de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues, o Zona Norte foi escolhido para receber os reparos devido ao ato criminoso que sofreu há alguns meses e acabou danificando parte da estrutura. “A revitalização começou no início desse mês e a unidade ainda precisa de melhorias internas, que serão realizadas no momento oportuno. Nessa primeira etapa, gastamos cerca de R$ 3 mil para fazer tudo”, comentou.

O trabalho na USF Zona Norte foi concluído nesta quinta-feira (14) Foto: Divulgação TP
Ainda segundo o gestor da pasta, as USF Zona Leste e Vila Umbu serão as próximas a receber atenção no que diz respeito à infraestrutura. Além disso, está no planejamento a padronização de pintura de todas as Unidades de Saúde de Pinheiro Machado.
INVESTIMENTO – Para Éliton, os investimentos são primordiais ainda mais se tratando de bens próprios. “É desse modo que a comunidade consegue enxergar o retorno daquilo que ela paga em impostos e isso podemos ver com os elogios que recebemos sempre que fazemos essas melhorias”, disse.
Conforme contou para a reportagem, todas essas ações fazem parte de um planejamento estratégico desde que assumiu a gestão. “Para o ano de 2019 o nosso foco é a manutenção dos serviços, melhoria das instalações e aquisição de veículos para a frota. Com veículos novos podemos diminuir nossos custos com manutenção e nos possibilita dar maior comodidade e segurança – tanto para os pacientes, quanto para nossos motoristas”, destacou.
ATENDIMENTO – Na oportunidade, o secretário ainda comentou sobre a dificuldade que vem enfrentando para prestar atendimento para a população. O fato acontece desde que Cuba deixou de participar do Programa Mais Médicos. “Ainda precisamos de dois médicos para o nosso quadro e assim normalizar os atendimentos. A expectativa é que eles se apresentem até a próxima sexta-feira (22)”. De acordo com o Ministério da Saúde, nesse novo edital, as vagas foram preenchidas por brasileiros formados no exterior.
Segundo Éliton, a falta desses profissionais tem refletido diretamente no atendimento, principalmente, nas Unidades de Saúde do interior do município. “Infelizmente não estamos conseguindo atender a demanda da população do interior e isso nos preocupa muito, mas precisamos aguardar”, lamentou.