
A Loja Maçônica Luz e Ordem II nº 16 tem importante papel na história do município Foto: Divulgação TP
Na noite desta segunda-feira (29), a Loja Maçônica Luz e Ordem II nº 16 realizou uma sessão especial em comemoração aos 141 anos da cidade de Pinheiro Machado. Parte da programação oficial de aniversário do município, a sessão branca como é chamada quando é aberta ao público, fez uma retrospectiva da história da antiga Cacimbinhas.

O venerável mestre, Ruy Celso Ratto, conversou com a reportagem
De acordo com o venerável mestre, Ruy Celso Ratto, abrir as portas para a comunidade em geral é um importante momento da Loja Maçônica. “É sempre uma oportunidade de maçons falarem para não-maçons sobre a maçonaria – que é envolta de tantas crendices, mitos e superstições pelos profanos (aqueles que não foram iniciados)”, destacou.
Em Pinheiro Machado, o trabalho da Loja Maçônica tem ligação direta com o desenvolvimento principalmente na área da educação. Segundo Ruy Celso, o Colégio General Hipólito Ribeiro, a Escola Professora Nehyta Ramos, a Biblioteca Pública (1962) e a extensão do Curso Técnico em Contabilidade (1972) são importantes exemplos de realizações da Loja Luz e Ordem.
A Maçonaria é uma instituição filosófica, filantrópica, educativa, engajada nos movimentos sociais e tem como princípios o amor fraternal, a assistência e a lealdade.

A sessão comemorativa era aberta ao público