
Equipe do setor de Combate e Prevenção à Dengue monitorou a coleta dos pneus Foto: Divulgação TP
No início desta semana a Prefeitura de Hulha Negra fez o recolhimento de pneus descartados na sede do município. O objetivo da coleta era o de promover a destinação sustentável desses objetos e assim também, evitar que o material sirva como criadouro de mosquitos, principalmente do Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela, febre zica e chikungunya.
O servidores municipais percorreram borracharias, terrenos baldios e casas para recolher o material. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Combate e Prevenção a Dengue, em parceria com a Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Trânsito e Gabinte. Todos os pneus recolhidos pela equipe foram encaminhados para o antigo prédio da Cesa e serão recolhidos por uma empresa especializada nesse tipo de coleta.
A Secretaria de Obras utilizou um caminhão caçamba, uma retroescadeira e quatro servidores auxiliaram na coleta supervisionada pelo responsável pelo Departamento de Combate e Prevenção a Dengue, Gabriel Ruiz, e pelo servidor Luiz Amaro, chefe do setor de Limpeza Urbana, setor ligado ao gabinete do prefeito.
“O foco principal da ação foi eliminar possíveis focos e criadores do mosquito, porém, a atividade também é ligada a preservação do meio ambiente. Os pneus, após atingirem seu desgaste completo, se tornam inservíveis. Como é material de longo processo de decomposição, ele não deve ser descartado no meio ambiente. Tem que ser recolhido e destinado de forma adequada ambientalmente. Depois de triturado, por exemplo, ele pode virar asfalto ecológico, pode ser usado como fonte de calor para cimenteiras ou pode virar um piso antiderrapante”, lembram Ruiz e Amaro.
A equipe do Departamento de Combate e Prevenção a Dengue monitoram pontos de risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Todas as quartas-feiras são monitorados seis pontos de armadilha: Pampeano (dois), fundos da rodoviária, pátio da Prefeitura, pátio da Igreja A Família de Deus e Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais). Já os pontos estratégicos são visitados quinzenalmente. São seis pontos: cemitério do Floresta, oficinas (quatro) e uma borracharia.

30 Empresa responsável realizará a coleta nesta sexta (24) Foto: Divulgação TP
PINHEIRO MACHADO – A mesma ação foi realizada nas tardes desta quarta e quinta-feira (22 e 23), conforme cronograma anunciado no início da semana. O trabalho foi uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Ação Social e da Secretaria de Obras.
De acordo com informações do secretário Éliton Rodrigues, entre os recolhimentos em borracharias e na Vila Umbu, mais de 1.500 pneus terão outro destino e estarão fora da mira dos mosquitos. Ainda conforme observou o TP, outras ações já foram pensadas para reutilização do material.
Segundo Éliton, 50 pneus servirão de camas para cachorros da população carente – sugestão das voluntárias do Grupo de Proteção aos Animais Unidos Para Amar (GPAUPA). “Essa ação, prioridade diante da importância da reutilização do material e da nobre causa, vai contar com a parceria do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) – que se propôs a ajudar na confecção”, disse. Nesta sexta-feira (24), uma empresa especializada fará a coleta e a destinação das carcaças servíveis para serem trituradas e utilizadas na construção de asfalto.